A vida perfeita

A vida perfeita existe?

A vida que tenho ou que, de alguma forma, levo é boa? Considerando os critérios que a sociedade estabelece, uma vida boa ou uma vida perfeita é aquela cujas necessidades não existem. Uma vida perfeita para o “mundão” é aquela que nada falta, tem-se tudo. Ter casa, carro, dinheiro, viagens, saúde, ausência de problemas… É uma vida perfeita?

A oração gera a resposta de Deus

Crédito: swissmediavision / GettyImages

Ter tudo e não ter nada

O Evangelho segundo São Lucas 18,18-27 apresenta uma vida quase perfeita, um rico que desejava herdar a vida eterna. Ou seja, a sua vida já era boa, ele tinha tudo, contudo, queria a continuidade desta vida na eternidade.

Ter tudo, neste caso, é não ter nada. A herança do Pai é doada aos seus filhos. O rico, que tinha tudo, percebeu que não tinha uma coisa: coragem! “Só te falta uma coisa: vende tudo o que tens, distribui aos pobres, e terás um tesouro no céu” (Lc 18, 22).

Uma vida perfeita nesta terra não é ter tudo, mas sim, ter Cristo. Para herdar a vida perfeita exige-se o seguimento, depois de deixar tudo, “vem e segue-me” (Lc 18,22b). Uma vida inteira dedicada a trabalhar, conquistar, gastar e acabar é minimamente fútil, pois está voltada sempre para si. É uma vida egoísta. A vida perfeita inicia em nós de forma espiritual, e nesta vida nos apegamos a Cristo.

O dia de hoje nos faz recordar São Boaventura

Franciscano, doutor da Igreja e mestre da vida simples e espiritual, Boaventura diz que “toda vida espiritual deve começar pelo conhecimento de si mesmo, e acabar pela perseverança”. O conhecimento de si mesmo é caminho espiritual de saber que nada sou e nada posso, por isso sigo a Cristo. A vida espiritual finda na perseverança por causa da constante decisão de escolher a Cristo. Não se segue Cristo por um momento ou por um tempo, segue-se a Cristo até o fim.

A vida perfeita não é um resultado de conquistar tudo, mas sim um início ao encontrar o Senhor de tudo, o meu Senhor. Como reza São Boaventura: “Santo mestre, ensinai-me a sabedoria e que eu faça dela a minha amiga. Assim como iluminai-me nas minhas escolhas, naquilo que devo fazer, para que vivendo neste mundo eu encontre o Senhor! Amém.”

Seu irmão,
Thiago Teodoro

@thiago_teo
Comunidade Canção Nova

Thiago Teodoro