Quem são os verdadeiros sábios? Para onde a sabedoria leva quem a possui? Santo Afonso Maria de Ligório, em suas meditações para a Quaresma, nos ajuda a responder essas questões.

Crédito: Kriangsak Koopattanakij / GettyImages
O verdadeiro sábio ama a Deus e salva a sua alma, ensina Santo Afonso. Ela é “a ciência dos santos” (Sb 10,10), e dentre todas as ciências, ela é a que mais necessitamos, pois nos forma para a santidade.
Quem pode encontrá-la? Ela vem do alto, é dom de Deus (cf. Pr 2,6). “Os verdadeiros sábios são aqueles que sabem adquirir a graça de Deus e o paraíso”, explica o Santo. Ainda que soubéssemos tudo e não soubéssemos como nos salvar, nada nos aproveitaria e seríamos eternamente infelizes (LIGÓRIO, 1921, p. 339-342).
Bem-aventurado quem encontrou a verdadeira sabedoria
Ela não está no muito saber, assim proclamou Santo Agostinho: é feliz quem “Vos conhece, ó Deus, embora ignore todas as outras coisas!” Quantos sábios, segundo o mundo, desprezaram a verdadeira sabedoria e estão no inferno! Quantos que não sabiam ler, considerados ignorantes, mas sabiam amar a Deus e gozam no paraíso!
Caro leitor, se você quer ser sábio, é preciso buscar os meios para alcançá-la. Busque a Jesus Cristo, sabedoria encarnada; peça-lhe com fé a sabedoria do alto, dom do Espírito Santo (cf. 1 Re 3, 9-10; Sb 7,7; Tg 1,5). Confie! Deus dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem (cf. Lc 11,13). É importante saber que esse Dom precisa ser alimentado dia a dia pela vida de oração, evitando o pecado, pela vivência dos sacramentos e do Evangelho.
Peçamos a intercessão da Virgem Maria, sede da verdadeira sabedoria, para que, cheios da ciência dos santos, possamos viver como verdadeiros sábios.
De sua irmã em Cristo,
Rosa Cruvinel