A provação é a têmpera da santidade

A provação é a têmpera da santidade, pois a maturidade se forja nas tentações. A Sagrada Escritura nos diz: “Filho, se te apresentas para servir a Deus, permanece na justiça e no temor e prepara tua alma para a provação” (Eclo 2,1). Muitos podem se perguntar: por que minha vida mudou? Vivo tantos desafios e problemas desde que me decidi pelo Senhor!

A Provação é a têmpera da santidade

É um engano pensar que alcançaremos a glória de Deus sem provações. E se você já toca nas provas em sua vida, este é o grande momento de ressignificá-las, permanecer perseverante na fé e no temor a Deus.

O mundo em que vivemos, muitas vezes, parece estar bem longe daquilo que a fé nos assegura: as experiências do mal e do sofrimento, das injustiças e da morte parecem contradizer o Reino de Deus, abalando a escolha que fizemos e colocando em “xeque” o caminho no Senhor.

É preciso passar pelas provações

Existe um devido valor na provação, por exemplo: não há como cozinhar sem submeter o alimento ao fogo e deixá-lo o tempo necessário para chegar ao ponto. A provação deixa-nos no ponto certo no caminho da fé, pois “caminhamos pela fé, não pela visão” (2 Cor 5,7).

A Igreja, na liturgia de hoje, faz memória a um santo muito provado, São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana. Dom Bosco teve, em sua vida inteira, abundantes sofrimentos e provações. Ficou órfão aos dois anos ao perder seu pai; passou a primeira infância na mais dura pobreza; na juventude, encontrou, a cada passo, o obstáculo que o colocava fora do caminho que era o seu; e ao ser ordenado padre, as provações se multiplicaram.

Quando Dom Bosco fundou o oratório, acolheu muitas crianças carentes de ajuda material e espiritual. Dentre elas, algumas se destacavam na vida intelectual. Percebendo isso, Dom Bosco corria atrás de recursos para que pudessem estudar e entrar em universidades. A expectativa do santo é que, ao se formarem, pudessem também ajudá-lo na propagação da obra, porém, vinham as frustrações: seus filhos, ao alcançarem os estudos, abandonavam-no. Dom Bosco era provado na vivência da caridade.

A provação é a têmpera da santidade

Dom Bosco, muitas vezes, foi caluniado por causa da sua obra. Certa vez, recebeu a visita de policiais que revistaram toda sua casa à procura de provas de conspiração política. Interrogaram o santo e reviraram seus pertences. Em um certo momento, encontraram um cofre trancado e pediram que o abrissem para ver o que havia dentro. Ao ser aberto, viram que eram débitos a serem pagos de trigo para fazer pão para as crianças e costureiros que faziam roupas para os jovens. Ao final da vistoria, Dom Bosco fez um refresco e ainda ofereceu aos oficiais.

A provação é a têmpera que faz com que cheguemos ao ponto da fé. O apóstolo São Tiago nos diz: “Feliz aquele que suporta a provação, porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tg 1,12).

E você, tem sido provado? A provação é a têmpera da santidade. Alegre-se e seja fiel ao propósito do Senhor.

Seu irmão,
Thiago Teodoro

Comunidade Canção Nova

Thiago Teodoro