A presença de Maria em Caná nos leva a recordar que Deus quis contar com ela, e, no seu ventre, foi gerado o Salvador. E o primeiro milagre realizado por Jesus, em Caná da Galileia, foi em atenção ao pedido da Sua mãe.
Vemos, em Caná, a presença discreta de Maria, porém operante. Hoje, também ela está sempre atenta às necessidades de cada filho. Dentre aqueles que estavam presentes na festa, ela foi a primeira a perceber a falta do vinho, e comunicou a seu filho: “Eles não têm mais vinho” (Jo 2,3).
A presença de Maria em Caná nos revela que a sua missão materna não se limita ao plano natural, mas que Deus conta com ela para ser Mãe espiritual de toda a humanidade. Graças à sua intercessão, todos testemunharam o primeiro milagre de Jesus, e Seus discípulos creram n’Ele.
A presença de Maria em Caná
Em certos momentos da nossa vida, às vezes nos faltam motivações, e das escolhas que fizemos, elas parecem perder o sentido e nos desanimamos, pois se tornam pesadas e difíceis de suportar.
Nas bodas de Caná, Jesus pode ter percebido a falta de vinho, mas o Evangelho se refere a Maria ao nos dizer que foi ela quem percebeu a falta do vinho.
A presença de Maria em Caná nos impele a não sermos indiferentes às necessidades de quem quer que seja, a começar dos mais próximos. Mas, em atitude de amor, ter um olhar sensível e atento aos acontecimentos diários que ocorrem a nossa volta. Ter o olhar atento de Maria é perceber as necessidades e antecipar-se para evitar qualquer infortúnio.
Quando as nossas famílias não estão bem, e o nosso trabalho também não, a nossa relação com nós mesmos e com os outros não é das melhores, é porque falta esse vinho.
A presença de Maria nos indica o caminho
A presença de Maria em Caná nos indica um caminho: faça tudo o que ele lhe disser, ou seja, olhemos atentos para Jesus, permaneçamos com Ele, escutemos o que Ele tem a nos dizer e obedeçamos a Sua ordem.
Cada um de nós precisa de humildade para escutar e obedecer a Jesus como os serventes; quem não faz isso está destinado a ficar sem o melhor vinho.
Sozinhos nada podemos fazer, mas quando reconhecemos que precisamos de Jesus, o milagre de Caná acontece na nossa vida.
A presença de Maria em Caná nos conduz a Jesus e a obedecer-Lhe. Jesus não cria o vinho do nada, mas transforma a água em vinho. Ele pode fazer milagre na nossa vida, mudanças radicais; Ele é o único que pode ver e levar a sério as nossas faltas e transformá-las em santificação.
“ … a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho” (Jo 2,3).
Nilza Maia
Comunidade Canção Nova