A Palavra de Deus é um dom à humanidade, a fim de formar o homem perfeito, redimir o mundo e edificar o Reino de Deus. Na caminhada da fé, é importante fazermos memória da história da salvação no Antigo e no Novo Testamento, onde Deus foi gradualmente revelando seu grande desígnio de amor por meio de palavras e gestos, a fim de formar o Seu povo.
O ápice da revelação do amor de Deus a fim formar o homem perfeito, se manifesta com o dom que o Pai faz do seu Filho. Jesus, a Palavra encarnada (cf. Jo 1,1-14) é “o homem perfeito” que, em toda a sua vida, se fez nosso modelo. Assim como o Pai, Ele forma Seus discípulos, com palavras e obras, para que eles “se conformem com Ele até Ele se formar neles”, ensina o Catecismo (cf. CIC 520, 562). Assim alcançarão o seu estado de homem perfeito à plenitude da estatura de Cristo (cf. Ef 4,13).
A Palavra de Deus nos forma para cumprirmos a missão
A Palavra de Deus, além de formar em nosso interior o homem perfeito, forma-nos para cumprirmos a missão que realizamos no mundo. Segundo São Paulo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2 Tim 3,16-17).
Verdadeiramente, a Palavra de Deus forma santos! Homens e mulheres que viveram, verdadeiramente, a Palavra de Deus e que se deixaram ser plasmados por ela através da escuta, da leitura e meditação assídua. Que maravilha é o testemunho de tantos santos que marcaram a história da Igreja com sua espiritualidade e a vivência da caridade! Por exemplo: Santo Antão, São Bento, Santa Teresa de Ávila, Dom Bosco, Santa Teresinha, São Pio e outros, nos aponta Bento XVI (Verbum Domini, 48).
A Palavra de Deus forma homens novos para o mundo novo
Monsenhor Jonas Abib nos ensina que a Palavra de Deus forma homens novos para o mundo novo. Por isso, tê-la em nossa vida é fundamental! “Pois não haverá humanidade nova, se não houver, em primeiro lugar, homens novos, pela novidade do batismo e da vida segundo o Evangelho”, aprendemos com o Papa Paulo VI (Evangelli Nuntiandi, 18).
Neste mês de setembro, em que a Igreja nos motiva a estudar a Palavra de Deus, eu deixo o convite para você assumi-la para valer em sua vida! A fim de que, em você, seja formado o homem perfeito que, em palavras e obras, edificam o mundo novo.
Deus nos abençoe!
Abraço fraterno de sua irmã em Cristo
Rosa Cruvinel
Comunidade Canção Nova