A Palavra de Deus é fonte de felicidade, ou seja, da bem-aventurança que Jesus prometeu a todos aqueles que a ouvem e a põem em prática (cf. Lc 11,28).
Neste mês em que celebramos as Sagradas Escrituras, somos chamados a tratá-la com a mais alta veneração, pois, verdadeiramente, ela é Palavra de Deus para nós. Deus sempre age tornando feliz quem a observa (Dt 6,24). Por isso deve ser ouvida, acreditada e colocada em prática em nossa vida.
Jesus dá testemunho de sua Mãe
A Palavra de Deus é fonte de felicidade na vida da Virgem Maria. Jesus dá testemunho de sua Mãe, dizendo que Maria é feliz, não só por ser sua mãe, mas ela foi Mãe do Filho de Deus, porque antes participou da bem-aventurança daqueles porque ouvem e põem em prática a palavra de Deus (cf. Lc 11, 27-28). Nesse sentido, Agostinho diz: “Maria foi mais feliz em receber a fé em Cristo do que em conceber a carne de Cristo (…). Foi mais feliz por levar a Cristo em seu coração do que em seu corpo”.
A Palavra de Deus é fonte de felicidade para os discípulos de Cristo, para quem a ouve e, na fé, faz “a vontade do Pai” colocando-a em prática (cf. Lc 1,39; Jo 6,38). Cuidemos, pois há muitos que ouvem a Palavra de Deus, mas sem proveito, são vazios do Espírito de Deus. Tomás de Kempis nos adverte: “Ainda que soubesses de cor toda a Bíblia e as máximas de todos os filósofos, de que te serviria tudo isso sem a caridade e a graça de Deus? (Imitação de Cristo, Lv 1, Cap. 1, n. 1-3).
A Palavra de Deus é fonte de felicidade
A Palavra de Deus é fonte de felicidade somente para quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo presente nela. O Catecismo nos ensina que é o Espírito quem nos capacita a viver plenamente as Escrituras (cf. CIC 1100). É Ele que, pelo dom da fé, nos leva à comunhão com Deus, e, assim, vivendo como seus filhos, encontramos n’Ele nossa felicidade.
A Palavra de Deus é fonte de felicidade na vida daqueles que, diariamente, se alimentam dela. Assim nos testemunha o “Padre Jonas da Bíblia”, como alguns chamavam o Monsenhor Jonas Abib: “Tudo o que sou e tudo o que faço é resultado da presença da Bíblia no meu dia a dia. Ela faz parte da minha vida (…). Felizes os que se alimentam do Pão da Vida, porque estes viverão eternamente. Felizes os que entenderam a importância da Bíblia no seu dia a dia. Eles serão os vencedores”.
Coloque a Palavra de Deus em prática
Ouçamos o que o Senhor nos diz: “Eis que venho em breve! Felizes aqueles que põem em prática as palavras da profecia deste livro” (Ap 22,7). Peçamos a Santíssima Virgem Maria e ao Espírito Santo a graça de sermos sempre alimentados na fonte de felicidade que é Palavra de Deus, ouvindo-a e colocando-a em prática em nosso dia a dia, até chegarmos à felicidade eterna.
Deus nos abençoe!
Abraço fraterno de sua irmã em Cristo,
Rosa Cruvinel
Comunidade Canção Nova