A oração vocal

A oração vocal

Neste ano de preparação para o “ano jubilar da Esperança”, somos chamados à oração vocal, aquela simples, da simples Maria.

A oração vocal

Créditos: Maria Marganingsih / GettyImagens

Papa Francisco nos leva a refletir: “Não caia na soberba de desprezar a oração vocal, é a oração dos simples, que nos leva pelas mãos; às vezes, restituem o sabor, despertam até o mais adormecido dos corações, estimulam sentimentos dos quais tínhamos perdido a memória.

A oração é como uma âncora: segurar-se na oração para manter-se fiel

E, acima de tudo, de maneira segura, são as únicas que dirigem a Deus as perguntas que Ele quer ouvir. […] A oração dos lábios, sussurrada ou recitada em coro, está sempre disponível, é e tão necessária quanto o trabalho manual. A oração dos idosos, feita no silêncio das igrejas, […] são os carvalhos que, de ano para ano, alargam os seus ramos para oferecer sombra ao maior número de pessoas. […] A oração é como uma âncora: segurar-se na oração para manter-se fiel.” (Audiência geral de 21/04/2021)

Ouvindo o Papa e olhando para Maria, podemos concluir: a oração vocal praticada por Maria com amor, ardor, fidelidade, humildade e simplicidade foi o farol e a âncora dos primeiros discípulos. Maria, em sua humildade, dialogava com Deus, abria seu coração ao Senhor e era inundada pelo Espírito Santo. Ele a ungia porque ela se abria. Sua oração vocal se transformava num cântico: “Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador…” (Lc 2,1)

Precisamos nos acostumar com o Senhor

Precisamos nos acostumar com o Senhor, falar com Ele como Maria falava, fazer d’Ele nosso Senhor, amigo, companheiro, refúgio e amparo. A oração vocal abre o coração para o Senhor e, quando o Espírito entra, muda sua vida por dentro. Por isso é preciso orar, para abrir o coração e deixar espaço para o Espírito como Maria fez.

Maria, Aquela que sempre orou, intercedei por nós! Amém!

Tereza Cristina Moura
Comunidade Canção Nova

Tereza Moura