A oração de Maria ao ritmo da vida. “E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46-47).
A oração de Maria ao ritmo da vida é um convite para também fazermos com ela a experiência de cantar do mais profundo da alma o Magnificat, mesmo nas situações desfavoráveis.
Eis o contexto em que Maria vivia na cidade de Nazaré, uma região de fronteira, rota de comércio, território pequeno e sem expressividade. Tinha uma vida austera, de pobreza e simplicidade, realizava os trabalhos domésticos com empenho próprio das as mulheres judias, porém, com a idade avançada de sua mãe Ana, as exigências eram maiores, e Maria as cumpria com honradez. Também trabalhava na agricultura sob o escaldante sol da região, era atenta e presente ajudando os mais necessitados.
A oração de Maria ao ritmo da vida contemplava as realidades cotidianas da vida, era no silêncio ativo do seu coração que escutava, meditava e falava com Deus respondendo a Ele de modo concreto pelas suas ações que davam testemunho da sua fé. Em meio aos desafios e sofrimentos inerentes à vida humana, manifestava alegria, gratidão e esperança em cada acontecimento.
A oração de Maria ao ritmo da vida
A vida cotidiana de Maria, as alegrias, dores e sofrimentos jamais lhe roubaram a fé, ao contrário, alimentava e fortalecia a Esperança no verdadeiro Deus que livrou o seu povo da morte e os tirou do Egito, livrando-os da escravidão.“Eu sou o SENHOR, seu Deus, que o libertou da terra do Egito, onde você era escravo.”(Ex 20,2)
A oração de Maria ao ritmo da vida contemplava as situações diárias, que era alimentada pelas Sagradas Escrituras, particularmente pela leitura do livro do Profeta Isaías, que escutava na sinagoga e lhe assegurava a esperança e prorrompia na sua alma com cântico de júbilo ao Senhor.
É da e na realidade da vida que está a potência oculta da nossa oração, é preciso acreditar e ter disposição interior para ler os acontecimentos e exprimir, de todo o coração, o que lá está latente no interior da alma, e como Maria cantar o Magnificat.
Magnificat, o canto de libertação
Diante de tudo o que Maria viveu antes e depois da Anunciação do Anjo, tudo foi matéria-prima que a fez exprimir com coração e alma a perfeita oração do Magnificat, um canto profético que recorda a manifestação amorosa de Deus para com o seu povo, e o remete para um futuro grandioso para os que n’Ele confia e espera. Essa oração já estava lá no seu interior, uma oração de louvor, de exaltação que engrandece a Deus e recorda a sua misericórdia, a sua presença e a libertação do seu povo. Quando rezamos ao ritmo da vida, reconhecemos e proclamamos a grandeza de Deus que em tudo age com a Sua providência a nosso favor.
Façamos a experiência de, todos os dias, rezar o Magnificat, o canto da libertação, do louvor e gratidão, a oração cantada por Maria agradável a Deus e terrível aos demônios.
Nilza Maia
Comunidade Canção Nova