A oração

A vida espiritual é a nossa conexão com Deus, e são os sacramentos que atuam como verdadeiros motores que a impulsionam. No entanto, a oração é o combustível essencial que alimenta o crescimento da nossa espiritualidade. Bem concretamente: não há vida espiritual sem oração.

A oração é o combustível essencial que alimenta o crescimento da nossa espiritualidade. Bem concretamente: não há vida espiritual sem a oração.

Crédito: Halfpoint / GettyImages

E o que seria a oração?

Ela é a maneira como cada um de nós se coloca, conscientemente, sob os cuidados divinos, buscando conhecer a Deus e ser conhecido por Ele, além de entender e cumprir Sua vontade.

A oração é fundamental para aprofundar nossa intimidade com Deus. Se, no céu, estaremos em plena união com o Altíssimo, o que poderia ser mais importante do que cultivar essa relação já aqui na Terra?

Santa Teresa D’Ávila descreve a oração como um trato de amizade com Deus

Assim como fazemos com nossos amigos mais próximos – compartilhamos confidências, pensamentos íntimos, angústias e sonhos –, na oração temos a liberdade de nos expor sem medo de sermos julgados.

Essa verdadeira confissão, através da oração, nos ajuda a organizar nosso interior, nossa inteligência e vontade, sob uma perspectiva elevada e eterna. Ao nos expormos em oração, também nos analisamos, percebendo as mentiras que contamos a nós mesmos, os erros e desvios que tomamos, e a falta de atenção às coisas mais importantes da vida. Rezar nos auxilia a construir um caminho de aperfeiçoamento que não visa a aprovação dos outros, mas sim nos aproxima do Criador e de Sua vontade eterna.

E se pode ser uma conversa tão simples, por que não começar agora? 

Unido à sua oração,

Flavio Crepaldi

Flávio Crepaldi