A mediação de Maria Santíssima

A mediação de Maria Santíssima nos leva a recordar alguns textos bíblicos certificando que a iniciativa primeira é sempre de Deus que age a nosso favor. É Ele quem rege todas as coisas, e, para a nossa salvação, nos enviou o Seu Filho como seu único mediador: “Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Cristo Jesus”.

A mediação de Maria Santíssima

Créditos: atosan by GettyImages.

A mediação de Maria Santíssima 

Como acontece a mediação da Virgem Maria? Se Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, que sempre nos revela e nos conduz ao Pai, sendo que Ele é o projeto de salvação do Pai:  “E teve um sonho: via uma escada, que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam pela escada. No alto estava o Senhor” (Gn 28,12).  Jesus é a escada entre o Céu e a Terra, é a única ponte, o verdadeiro Filho de Deus, é o verdadeiro homem, filho de Maria, com natureza divina e humana numa só pessoa. 

Sendo Ele único mediador, não significa que é o único que tem o direito de interceder a Deus pelos homens. No Antigo Testamento, os anjos, os profetas, recebiam de Deus concessão divina para realizar uma missão específica, eles não falam por si, mas em nome d’Ele, tornando-se, então, mediadores de Deus.

Cristo, sendo a escada, é o único caminho por onde passam as nossas orações, as orações de milhares de santos e anjos que sobem e descem levando e trazendo as graças do céu: “… e anjos de Deus subiam e desciam pela escada”.

Maria não ocupa o lugar de Jesus

A mediação de Maria Santíssima, na participação entre nós e Seu Filho Jesus, nas bodas de Caná: “Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: ‘Fazei o que ele vos disser’ (Jo 2,3-5)“. Maria não ocupa o lugar de Jesus, pois sabe do seu lugar. Ela realiza a sua missão e se retira.

Na sua mediação entre nós e Jesus, Maria, pela sua sensibilidade, percebe, nas bodas de Caná, a falta do vinho, elemento importante na festa, porém, não procura resolver por si mesma, mas vai ao Filho apresentar a necessidade, pois acreditou no que Ele poderia fazer: “Eles já não têm vinho”. E a seguir, aponta-nos e remete-nos a Jesus: ‘Fazei o que ele vos disser’, ou seja, vão até Ele, escutem-No, obedeçam-Lhe, pois só Ele pode transformar a água da nossa vida no melhor vinho. E após realizar o seu papel, Maria sai de cena.

Maria leva nossa humanidade ao seu Filho

Embora não fosse hora de Jesus fazer o Seu primeiro milagre, em atenção a Sua Mãe, Ele o antecipa! Ela leva a nossa humanidade ao Filho e traz o Filho até a nossa humanidade, fazendo com que nos aproximemos de Cristo e construamos um relacionamento mais íntimo com Ele. Maria é mediadora entre nós e Jesus, e participante da Sua ação. Deus escolheu Maria, que, pela ação do Espírito Santo, concebeu-nos Jesus e trouxe para nós o Salvador no mundo.

‘Fazei o que ele vos disser’ (Jo 2,5)

Nilza Maia
Comunidade Canção Nova

Nilza Pires Maia