A Mãe dos sacerdotes

Maria é a Mãe dos sacerdotes. Que cada sacerdote recorra a Maria e conte com ela em todas as situações da vida, pois, como Mãe, ela tem os cuidados adequados, necessários, assertivos e eficazes no estado em que particularmente se encontram.

É conhecida a passagem de Jo 19,26-27 que Jesus diz ao discípulo amado: “Eis a tua Mãe”, e diz Maria: “Eis o teu filho”. 

A Mae dos sacerdotes

Créditos: Hiraman by GettyImagens.

Algumas traduções dizem ser o discípulo predileto. Ao pensar nesse aspecto da entrega que Jesus faz de um ao outro, de fato há uma particularidade, uma predileção de filho que é entregue a Sua Mãe. Todos nós, de modo único, somos filhos de Maria. 

É pelo sim de Maria a Deus que acontece a Encarnação. Jesus se faz e doa-se inteiramente por amor até a morte de cruz. Ele se faz pão para dar a vida ao mundo. Cristo é o sacerdote mediador entre Deus e o homem, oferecendo a si mesmo para a nossa salvação. 

A Encarnação, o sacrifício e o sacerdócio caminham juntos, e Maria está no centro desse mistério

João, o discípulo predileto, é a prefiguração de todos os discípulos amados, e somos chamados a ser esse discípulo amado, de modo particular os sacerdotes.

E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,27).

Esse texto, na tradução grega, significa receber Maria no íntimo da sua casa, do seu ser, no profundo do seu ser, é introduzi-la na dinâmica de toda a existência humana.

A relação peculiar existente entre a maternidade e os presbíteros é porque “são mais semelhantes a Jesus, amor supremo do seu coração, e porque também eles, como Ela, estão comprometidos na missão de proclamar, testemunhar e oferecer Cristo ao mundo. Pela sua identificação e conformação sacramental com Jesus, Filho de Deus e Filho de Maria, cada sacerdote pode e deve sentir-se verdadeiramente filho predileto desta Mãe excelsa e humilíssima.” (Bento XVI 12.08.2009)

Que cada sacerdote recorra e conte, em todas as situações da vida, com Maria, pois, como Mãe, ela tem os cuidados adequados, necessários, assertivos e eficazes no estado em que particularmente se encontram.

Já pensou quantos sacerdotes, na situação que se encontram, precisam muito das nossas orações?

Em um dia de oração, intercedendo por alguns sacerdotes amigos, recordei a minha história do início da minha caminhada cristã, na catequese, nas missas de minha paróquia. É fato! Existiu um padre na minha vida, que me acolheu e me ensinou a amar a Deus, que ministrou os Sacramentos em meu coração, a gratidão.

Hoje, faço a experiência de rezar orações por todos os seminaristas e sacerdotes, todos os dias, no momento da adoração pessoal, na missa, no rosário.

A Mãe dos sacerdotes

Unidos a Mãe, que também nós, filhos prediletos, sejamos fiéis intercessores dos sacerdotes, para que cada um seja assegurado e amparado pelas nossas orações e exerça seu ministério segundo a vontade de Deus, com amor, empenho e fidelidade. 

Maria, a Mãe dos sacerdotes e nossa, rogai e intercedei por nós ao Pai. Amém!

Nilza Maia
Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

Nilza Pires Maia