A imitação de Maria é, precisamente, outro aspecto da vida mariana. Só Jesus é o caminho que conduz ao Pai; Ele é o único modelo. Mas quem é mais semelhante a Jesus do que Maria?
Disse Santo Afonso Maria de Ligório: “Já que os Santos Padres chamam a humildade de base de todas as virtudes, meditemos, em primeiro lugar, quanto foi grande a humildade da Mãe de Deus”.
Podemos meditar sobre a verdadeira devoção a Nossa Senhora, que não consiste numa emoção estéril e passageira, mas nasce da fé, que nos faz reconhecer sua grandeza e nos encoraja a amar filialmente nossa mãe imitando suas virtudes.
Quem possui em maior profundidade do que Maria os mesmos sentimentos de Cristo?
Maria é, portanto, o molde com o qual Deus quer nos formar. Ela é a “fôrma” em que somos lançados para adquirir o formato e a figura de Jesus Cristo.
Ela foi o ventre em que Deus feito homem desejou ser formado, e é também por meio dela que ele quer produzir irmãos semelhantes a si, que reproduzam suas feições. Maria possui em profundidade os mesmos sentimentos de Cristo. É do ventre de Maria que nasce o homem novo, a mulher nova segundo o coração de Deus.
“Oh senhora, Deus mora em ti e tu n’Ele. Tu revestiste-Lo com a substância da tua carne e Ele revestiu-te com a glória da Sua Majestade” (São Bernardo de Claraval)
Imitar Maria é imitar a Jesus
Maria se abandonou completamente, seu testemunho de fé e caridade de Cristo nos ensina a dar passos largos na direção da vontade do Pai. Ela abandonou-se completamente à ação profunda do seu Filho amado, transformada nele até chegar a ser seu fiel retrato. “Maria é a imagem perfeitíssima de Cristo, pintado ao vivo pelo Espírito Santo”, canta a antiga liturgia.
A imitação de Maria
O Espírito Santo tomou posse plena da alma de Maria, esculpida nela as características do Cristo e, por esta razão, ela é nosso modelo e caminho mais seguro para irmos até Jesus.
Modelando em si mesma as perfeições de Jesus, tornou-as mais acessíveis a nós, colocou-as ao nosso alcance, e assim privilégiados somos filhos de Maria!
A imitação de Maria nos leva para perto de Jesus. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”(Jo 1,14).
Hoje é um dia propício para isto: convide a santíssima Mãe para adentrar a sua casa!
Deus abençoe você!
Maria Rosangela Pereira
Comunidade Canção Nova