A graça de Deus é fonte de salvação
A graça de Deus é fonte de salvação. Entre as maravilhas que o Senhor nos mereceu, uma das maiores é poder amar, ou seja, realizar com verdadeira caridade sobrenatural boas obras, para que a graça que recebemos de Deus transborde na vida daqueles com quem convivemos e que Ele nos confia.
A graça é uma participação na vida de Deus
O Catecismo da Igreja Católica vem nos lembrar que “a nossa justificação vem da graça de Deus. A graça é o favor, o socorro gratuito que Deus nos dá, a fim de respondermos ao seu chamamento para nos tornarmos filhos de Deus, filhos adotivos, participantes da natureza divina e da vida eterna.
A graça é uma participação na vida de Deus, introduz-nos na intimidade da vida trinitária: pelo Batismo, o cristão participa na graça de Cristo, cabeça do seu corpo; como filho adotivo, pode chamar Pai a Deus, em união como seu Filho Unigênito; e recebe a vida do Espírito, que lhe infunde a caridade e forma a Igreja.” (CIC 1996-1997)
Ninguém merece por si e de si a salvação. Foi Cristo na cruz quem a mereceu para nós. Cristo, Deus feito homem, realizou na cruz atos de infinito valor, por isso apenas Ele merece o céu com toda justiça.
Mas Cristo é tão bom e misericordioso, que, como Cabeça dos homens, mereceu para nós a graça da salvação, isto é, de participarmos de Seus bens divinos.
A graça de Deus é fonte de salvação
Entre as maravilhas que o Senhor nos mereceu, uma das maiores é poder amar, ou seja, realizar com verdadeira caridade sobrenatural boas obras, para que a graça que recebemos de Deus transborde na vida daqueles com quem convivemos e que Ele nos confia.
A graça, em si e por definição, não pode ser merecida; mas, uma vez que a recebemos gratuitamente de Deus, podemos transformá-la em atos que Deus mesmo se comprometeu a nos recompensar – “a cada um segundo suas obras” (Rm 2,6), diz São Paulo, e em outro lugar: “cada um receberá seu louvor de Deus” (1Cor 4,4s).
Pelos méritos de Cristo, Deus nos dá a graça de também nós merecermos. E quanto maior for a generosidade de nossa caridade, maior será nossa glória no céu.
Franciane Braz
Comunidade Canção Nova