A devoção ao Imaculado Coração

Maria pediu a devoção ao Imaculado Coração, em Fátima, a 13 de junho de 1917: “ … Ele quer estabelecer, no mundo, a devoção ao meu Imaculado Coração.” 

“Maria conservava todas estas coisas, meditando-as no seu coração.” (Lc 2, 19).

A devoção ao Imaculado Coração

Photon-Photos / GettyImagens

Ter devoção ao Imaculado Coração significa adentrar numa espiritualidade da ternura, numa mística do afeto.

Nossa Senhora, em Fátima, trouxe-nos a mensagem do seu coração. No seu livro: Memória I, p. 228, ano 2006, a  Ir. Lúcia explica a vida mística dos santos Francisco e Jacinta, enfatizando os reflexos de luz que jorravam das mãos da Virgem Maria: “Foi ao pronunciar estas últimas palavras que abriu, pela primeira vez, as mãos, comunicando-nos uma luz tão intensa, como que reflexo que delas expedia, que nos penetrando no peito e no mais íntimo da alma, fazendo-nos ver a nós mesmos em Deus, que era essa luz, mais claramente que nos vemos no melhor dos espelhos. Então, por um impulso íntimo também comunicado, caímos de joelhos.”

A luz tão intensa que penetrava no peito e no mais íntimo da alma dos Pastorinhos os fez experimentar um imensurável e inesgotável Amor de Deus, levando-os a uma íntima comunhão com Ele. Um mergulho no coração de Deus indescritível ao entendimento meramente humano, porém possível através da experiência que se faz. É a Trindade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – derramando o Seu amor, e, como Maria, os pastorinhos guardavam tudo no coração e meditavam.

A devoção ao Imaculado Coração

Maria pediu a devoção ao Imaculado Coração, pois, ao revelá-lo, não comunica a si mesma, mas unicamente o próprio Deus conforme os seus escritos. Como vejo a Mensagem: “Foi então que a celeste Mensageira, abrindo os braços com um gesto de maternal proteção, nos envolveu no reflexo da luz do imenso Ser de Deus. Foi uma graça que nos marcou para sempre na esfera do sobrenatural”.

Francisco, embora parecesse não compreender realmente os fatos, depois perguntava como consta no livro  Memória I, p. 228 , ano 2006 : “Para que estava Nossa Senhora com um coração na mão espalhando pelo mundo essa luz tão grande que é Deus?”.

Com essa pergunta, ele acaba nos revelando ainda mais o Imaculado Coração de Maria, pois foi desse modo, através de Maria e do seu Imaculado Coração, que Deus quis manifestar, mais uma vez, o Seu Amor ao mundo através das Aparições em Fátima.

Nilza Maia
Comunidade Canção Nova

Nilza Pires Maia