A coragem para mudar a si mesmo
A coragem para mudar a si mesmo tal como mudar de casa envolve uma decisão efetiva que vai ao encontro daquilo que você precisa encarar e das mudanças que precisa ter coragem para assumir. Ao mudarmos de casa, vamos tirando tudo aquilo que tem um lugar definido e até mesmo uma certeza e estabilidade, mexendo nas caixas há muito tempo guardadas e que agora vamos descobrindo que estavam ali quase que estragando.
Mudar a si mesmo tem como primeiro passo reconhecer
Assim somos nós quando damos um passo de coragem para mudar a nós mesmos. Mudar a si mesmo tem como primeiro passo reconhecer. Reconhecer que algo não está bem, reconhecer atitudes falhas, reconhecer que, assim como na mudança de casa, a minha casa, o meu eu precisa ser remexido a cada dia.
Tenha coragem de dar um passo ao encontro das suas necessidades e realidades: quais são os impactos do que vivo e faço sobre as situações do dia a dia? Será que meu jeito de ser tem atrapalhado meus relacionamentos? Será que a forma de me expressar é agressiva a ponto de interferir na qualidade dos meus relacionamentos?
A coragem necessária para essa transformação não é apenas sobre enfrentar o desconhecido, mas também sobre encarar nossas próprias fraquezas e medos. Muitas vezes, nos habituamos a viver dentro de zonas de conforto, onde a rotina e as certezas nos proporcionam uma falsa sensação de segurança. No entanto, a verdadeira evolução pessoal exige que estejamos dispostos a sair dessa bolha.
O cultivo da coragem
Outro ponto importante é cercar-se de relações saudáveis que nos encoraje e nos inspire, uma vez que o apoio emocional é um combustível que nos impulsiona a seguir em frente, mesmo nos momentos mais desafiadores.
Por fim, é importante lembrar que a mudança é um processo contínuo. Haverá dias bons e ruins, mas a coragem de persistir nos ensinará valiosas lições ao longo do caminho. Ao cultivarmos essa coragem, não apenas nos transformamos, mas também inspiramos os que nos cercam, mostrando que a verdadeira força reside na capacidade de se reinventar.
“Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes.” (Js 1.6)
Um abraço fraterno!
Elaine Ribeiro, psicóloga
Instagram: @elaineribeiro_psicologa