A conversão do coração

A conversão do coração é essencial.  É importante que, em nossa oração diária, nos dirijamos a Cristo e Lhe peçamos a conversão verdadeira, sincera e profunda do nosso coração. Temos de pedir que a sua graça nos permita prestar-Lhe um culto verdadeiro, que irrompa do nosso coração com fé e amor, tornando-nos criaturas novas.

A conversão do coração

Créditos: pcess609 by Getty Images

O Evangelista São Lucas diz: “A que devo comparar o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher pegou e misturou com três medidas de farinha de trigo, até que toda a massa estivesse levedada” (Lucas 13, 20-21).

O fermento é uma coisa fascinante. É tão pequeno em tamanho e ainda tem um efeito tão poderoso sobre a massa. O fermento funciona lentamente e um tanto milagrosamente. Pouco a pouco a massa cresce e se transforma. Isso é sempre algo fascinante para as crianças assistirem ao fazer pão ou bolo. 

Há momentos poderosos de conversão que todos podemos apontar

Esta é a maneira ideal para o Evangelho operar em nossa vida. Neste momento, o Reino de Deus está, antes de tudo, vivo em nossos corações. A conversão do nosso coração raramente acontecerá efetivamente em um dia ou em um momento. Claro, todos os dias e todos os momentos são importantes e, certamente, há momentos poderosos de conversão que todos podemos apontar.

A conversão do coração

Mas a conversão do coração é mais como o fermento que faz a massa crescer. A conversão do coração costuma ser algo que acontece pouco a pouco e passo a passo. Permitamos que o Espírito Santo assuma o controle da nossa vida de uma maneira cada vez mais profunda e, a medida que o fazemos, cresçamos cada vez mais fundo em santidade, assim como a massa cresce lenta, mas seguramente.

Reflita, hoje, sobre a imagem do fermento fazendo a massa crescer. Você vê isso como uma imagem de sua alma? Você vê o Espírito Santo trabalhando em você pouco a pouco? Você se vê mudando lentamente, mas de forma constante? Espero que a resposta seja “sim”.

Embora a conversão nem sempre ocorra do dia para a noite, ela deve ser constante para permitir que a alma progrida para aquele lugar preparado por Deus para ela.