A certeza de ser ouvido na oração é uma verdade da nossa fé
A certeza de ser ouvido: este foi o tema da catequese sobre a oração do Papa Francisco em Audiência Geral, em 26 de maio de 2021. O Pontífice alertou quanto à prova da fé que passamos nos momentos do silêncio de Deus.
Se Deus é Pai, por que não nos ouve?
A certeza de ser ouvido na oração é uma verdade da nossa fé. Entretanto, nos diz o Papa: muitos de nós já fizemos a experiência de rezar pela recuperação de um amigo, de um ente querido ou do fim das guerras, mas não sermos atendidos. Isso pode nos levar a questionar: “Se Deus é Pai, por que não nos ouve?
O Catecismo dá uma boa resposta na hora da prova, da nossa certeza de sermos escutados por Deus. Ele adverte do risco de se desvirtuar a oração como experiência de fé e de transformar o relacionamento com Deus em algo mágico. Cuidemos, pois, “quando rezamos, em servir a Deus, e não pretender que Ele nos sirva”, observa Francisco (Cf. CIC, 2734-2735).
Com efeito, nos diz o Pontífice, a fé em Deus e no Seu amor para conosco é o que nos dá a certeza de sermos ouvidos por Ele na oração (cf Hb 11,1). Quando rezamos o Pai-Nosso, confiamos tudo a Ele dizendo: “Seja feita a vossa vontade” (Mt 6,9-10). Se não formos atendidos, deixaremos de rezar? Não, mas pela fé sustentaremos nossa oração.
Pela fé somos sustentados na oração
Francisco apresenta, nos evangelhos, várias narrativas de orações impregnadas de sofrimento, mas que a certeza de serem escutados por Deus, lhes alcançou a vitória (cf. Mt 15,21-28; Mc 2,1-12; Mc 5,21-33). Dentre elas, destaca-se a oração de Jesus ao Pai no Getsêmani, não nos parece desatendida? Mas o Sábado Santo não é o último dia, o Mal não é Senhor. No último dia, há a ressurreição. Com fé renovada, ouça nosso querido Papa:
“Aprendamos essa paciência humilde de esperar a graça do Senhor, esperar o último dia. Muitas vezes, o penúltimo dia é muito doloroso, pois os sofrimentos humanos são maus. Mas o Senhor está presente e, no último dia, Ele resolve tudo.”
De sua irmã em Cristo
Rosa Cruvinel
Comunidade Canção Nova