A Bíblia é fonte de vida e verdade

A Bíblia é fonte de vida e verdade, a nascente que dá sentido à nossa existência. Quando a buscamos, encontramos o próprio Cristo, que nos revela ser “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

Em Cristo, a Palavra de Deus se torna viva, um guia que ilumina nossos passos e nos proporciona renovação espiritual, além de nos santificar e nos conduzir à plena comunhão com o Pai.

A Bíblia é fonte de vida e verdade

Crédito: Ale-ks / GettyImages

A Bíblia é fonte de vida e verdade

Da mesma forma que a terra, em tempos de seca e queimadas, sofre a falta de chuva que a renova e a faz florescer, nossa vida espiritual também podem se tornar árida quando nos afastamos da Palavra. Assim como a terra sem água se torna estéril e improdutiva, a alma que se afasta da Palavra de Deus perde o vigor e se enfraquece diante das dificuldades. A Palavra é o alimento que sustenta o espírito, fornecendo a força necessária para enfrentar as adversidades da vida e o caminho que devemos trilhar.

Assim como a terra seca anseia pela chuva, nosso espírito clama pela restauração que apenas a Palavra de Deus pode proporcionar. Ela traz o frescor da verdade e a renovação espiritual de que tanto necessitamos, irrigando nossa alma com a Sua sabedoria. Em Isaías 55,10-11, essa comparação é claramente ilustrada: “Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam sem regar a terra e fazê-la brotar e florescer, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim ocorre com a minha palavra: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei”.

O poder transformador da Palavra de Deus

Papa Francisco, frequentemente, sublinha o poder transformador da Palavra de Deus. Na Evangelii Gaudium, ele ensina que a Palavra, como uma semente, tem um potencial oculto que cresce em nosso coração, gerando frutos de maneira invisível e eficaz (cf. Mc 4,26-29). Para ele, a Palavra de Deus é viva, uma fonte constante de vida e verdade, que nos liberta das incertezas e nos dá força para caminharmos firmes na fé.

Sendo assim, bebamos direto da fonte de vida e verdade – a Bíblia é fonte de vida e verdade. Deixemos para trás o balde, como fez a Samaritana no poço de Jacó (Jo 4,28).

Sua irmã em Cristo,

Ana Maria Coli
Comunidade Canção Nova

 

Ana Maria Coli de Freitas