A batalha da oração nos transforma em homens novos!
Quando deixamos Deus vencer em nós, também nos tornamos vencedores. A batalha da oração é vencida quando Deus ganha em nós.
A oração não é somente um momento exclusivo em que paramos para nos colocar na presença de Deus, mas sim quando queremos estar unidos ao Senhor em todos os momentos. Dessa forma, unidos ao Senhor, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou (Rm 8,37).
A oração de Jacob
A Palavra de Deus nos traz um exemplo de homem que fez da astúcia o seu melhor talento: Jacob. A Sagrada Escritura narra os momentos de triunfo de Jacob ao roubar a primogenitura de seu irmão Esaú (cf. Gn 25,27-34). Assim como o sucesso nos empreendimentos e habilidade nos negócios, ao anoitecer de uma certo dia, Jacob se vê lutando contra um desconhecido (cf. Gn 32,23-33). A batalha durou até o romper do dia. Jacob lutou a batalha da oração com fé e perseverança.
Jacob perdeu a batalha, e podemos pensar que sua perda seria também a evidência de sua fragilidade e impotência. Lutar com Deus é uma comparação com a oração. Jacob saiu da batalha transformado, ganhou outro nome (Israel), mudou o modo de viver e sua personalidade foi convertida. Diferente dos outros momentos de sua vida, os quais foram marcados pela astúcia, Jacob não era mais dono da situação. E esse momento de vulnerabilidade é ideal para recebermos a bênção de Deus!
A bênção de Deus
Todos temos um encontro marcado com Deus na noite da nossa vida: momentos escuros, momentos de pecado, momentos de desorientação. Neste momento, há sempre encontro com Deus. Ele nos surpreende quando menos esperamos, quando nos encontramos verdadeiramente sozinhos, vulneráveis e machucados.
Nessa mesma noite, lutando contra o desconhecido, tomaremos consciência de que somos apenas pobres homens. Mas, neste precioso momento, quando nos sentirmos “pobres homens”, não devemos temer porque Deus nos dará um novo nome, que contém o sentido de toda a nossa vida. Ele mudará os nossos corações e nos dará a bênção reservada para aqueles que se deixam transformar por Ele. Este é um bom convite para nos deixarmos transformar por Deus. Ele sabe como fazer, porque conhece cada um de nós (cf. Audiência Geral de 10 de junho de 2020, Papa Francisco).
A batalha da oração é vencida quando Deus ganha em nós. Como aconteceu com Jacob/Israel, sua nova vida começou com a bênção de Deus. Sejamos perseverantes na oração (Rm 12,12).
Seu irmão,
Thiago Teodoro
@thiago_teo
Comunidade Canção Nova