A arte de dominar a si mesmo

Não há nada mais desafiador para uma pessoa do que aprender a arte de dominar a si mesmo.

A arte de dominar a si mesmo

Créditos: FatCamera / GettyImagens

Refletindo sobre o autocontrole como uma arte, imaginemos uma sala de aula com alunos de vários temperamentos e personalidades. Crianças ainda não sabem expressar sentimentos da melhor forma, defini-los, controlar instintos, vontades ou emoções. Gritam, pulam, fazem algazarra e colocam tudo fora do lugar.

Agora, imaginemos um professor inexperiente que chega nesta classe alvoroçada. Ele grita para ser ouvido, mas sua voz é um sopro e seu aspecto de desespero não desperta a atenção de ninguém. De repente, chega um visitante na sala que, com arte, faz brincadeiras e, instantaneamente, domina cada par de olhos daqueles pequenos. Ele encanta com um sorriso e usa da música para passar a rotina e a disciplina. Cativadas, as crianças começam a se acalmar, fazem atividades juntas e ainda surpreendem a escola com um belo coro. Voltemos ao nosso professor e pensemos em seu semblante com ar de derrota e cansado ao ver essa nova cena!

A arte de dominar a si mesmo

O nosso interior, muitas vezes, é como um grupo de crianças sem freios: desejos, vontades e humores desordenados e, medrosos e enfraquecidos, não temos força, sabedoria ou arte para ordená-los, e nem sequer motivação para isso. Lutamos, porém sem sucesso. De repente, convidamos o Espírito Santo para visitar a nossa alma. Ele a conhece e sabe como encantá-la, como reorientá-la. Controlados, agora, direcionamos todas as potências das nossas paixões para o bem, para o belo e a verdade do que somos. Isso é o resultado da temperança, da arte de dominar a si mesmo.

Dessa pequena história, fica uma grande lição: sem o autocontrole, tendemos a fracassar nas diversas áreas de nossa vida, pois “como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se” (Prov 25,28). E somente com as nossas forças não somos capazes disso. O Espírito Santo é o artista que nos supera, porque nos conhece mais do que nós mesmos. Ele sabe como agir para transformar o caos em ordem, o feio no belo e o mal no bem.

Peçamos ao Senhor, que nos dê sabedoria e criatividade para canalizarmos nossas potências para a direção correta.

Elane Gomes
Comunidade Canção Nova

Elane Gomes