A adoração me ensina a ser humilde

A adoração me ensina a ser humilde. Adorar é reconhecer-se pobre, portanto, a condição de quem adora é saber que não tem do que se vangloriar, porque até o bem que faz vem de Deus. Diante do Senhor, lembramo-nos de que não somos capazes de dar existência a nós mesmos e de que,  sem Ele, nem um dia poderemos acrescentar a nossa própria vida.

A adoração me ensina a ser humilde

Créditos: AngiePhotos by GettyImages.

Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? (Mt. 6,27)

Dizendo isso, no Sermão da Montanha, Cristo quis afirmar a nossa total dependência do Pai. Uma vez pecadores, até mesmo o que há de bom em nós existe pela imagem e semelhança que, por amor, ele nos deu. “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”. (Gênesis 1,26)

Aprendendo a humildade

Prostramo-nos na presença do Senhor, porque não somos nada, e nossa existência acontece porque é Ele quem nos sustenta. Saber disso e enxergar essa nossa pequenez em cada momento ou ato de adoração nos ensina a ser humildes, a levar para as realidades do cotidiano – seja no trabalho, na rua ou em nossa própria casa – atitudes de misericórdia para com o outro que, assim como nós, diante de Deus, é um sopro. 

A adoração me ensina a ser humilde

A adoração nos faz chegar a uma autoimagem equilibrada, a não nos sentirmos superiores nem inferiores, mas iguais. Desse modo, meu irmão torna-se, portanto, o meu próximo a quem devo tratar com respeito, porque o Deus a quem adoro assim o faz. E Deus passa a ser o Senhor. Se Ele humilhou a si mesmo, fez-se servo e amou a todos (cf. Fl 2), tanto mais nós, que realmente somos um nada, precisamos também nos humilhar e servir. 

A lição de humildade Santa Teresinha do Menino Jesus

Em sua Pequena Via, Santa Teresinha nos ensina a nos apresentarmos ao Senhor de mãos vazias! Sim, essa é a oração de quem sabe que não tem nada a dar para Deus que possa Lhe acrescentar alguma coisa, uma vez que Ele é tudo. É somente de mãos vazias de vaidades e pretensões que podemos agradar a Deus. E assim Ele pode nos preencher e amar inteiramente. É a pequenez de quem confia porque não é nada sem Ele.  

Santa Teresinha descobriu isso, e nós podemos trilhar esse caminho em cada ato de adoração, em que nos permitirmos preencher por Deus, porque a adoração nos ensina a ser humildes.

 

Elane Gomes
Comunidade Canção Nova

Elane Gomes