Ao seguirmos os mandamentos, alcançaremos a vida eterna. Eles nos orientam à verdade e ao bem
Narra o Evangelista São Mateus que um certo jovem chegou até Jesus e lhe perguntou o que ele deveria fazer para ganhar a vida eterna. A resposta de Jesus foi clara e objetiva: “Se queres entrar na vida eterna, observa os mandamentos” (Mt 19,17). Observar os mandamentos é condição necessária para a salvação.
Os mandamentos da lei de Deus não são proibições; antes, são bússolas que nos orientam para o Céu. Ao seguirmos os mandamentos, alcançaremos a vida eterna. Eles nos orientam a verdade e ao bem. A proibição do mandamento não é um castigo, antes uma prova de amor de Deus para com seus filhos.
As leis são necessárias para reger a nossa vida, inclusive socialmente. Imaginemos uma cidade sem sinais de trânsito: com certeza, geraria um caos! Um país sem sua constituição, uma família sem referência de autoridade. A própria natureza é regida por leis naturais. Portanto, lei não é um problema, mas um grande benefício.
Toda lei deve ser obedecida. Quem passa no sinal vermelho põe em risco sua vida, bem como a vida dos outros. Esse exemplo vale também para todas as demais realidades. Toda lei desobedecida gera problema pessoal e social. No campo moral, desobedecer à lei de Deus é caminhar em direção oposta ao céu. Por outro lado, obedecer às leis de Deus é caminhar na direção certa para ganhar a vida eterna.
Deus abençoe
Elenildo Pereira
Confira também:
.:Reflita e conheça um pouco mais sobre os mandamentos da Igreja
.:Você sabe quanta riqueza existe no 1º mandamento da Lei de Deus?
.:Amar a Deus sobre todas as coisas é o maior de todos os mandamentos