O amor pelo qual conhecemos a Deus passa pelo amor ao outro

Só existirá amor perfeito mediante o amor ao outro

Ordena São João: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus”(I Jo 4,7). Duas coisas são sumamente importantes neste versículo. A primeira diz da origem do amor, afirma São João, que vem de Deus. A segunda diz “Quem ama nasceu de Deus e conhece a Deus”. Dois verbos se destacam: nascer e conhecer. O nascer se refere às entranhas, vir de dentro, vir do coração. O segundo verbo é o conhecer. Somente quem ama é capaz de conhecer a Deus. Ama quem? Amar seu irmão. Pois, no início do versículo está escrito: “caríssimos, amemo-nos uns aos outros…”, portanto, o amor pelo qual conhecemos Deus passa pelo amor ao outro. Se existe outro caminho ele é desconhecido.

“Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor” (I Jo 4,9). Sendo Deus amor, não existe outra maneira de O conhecer senão por aquilo que Ele é, Amor. Amor que passa pelo amor ao próximo. “Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros”(I Jo 4,11). Nesta ordem está implícito o caminho a seguir.

“Ninguém jamais viu Deus. Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanecerá em nós e Seu amor em nós é perfeito”(I Jo 4,12). Deus só permanecerá em nós se nos amarmos. Além do mais, só existirá amor perfeito mediante o amor ao outro.

Deus abençoe,
Elenildo Pereira

Confira também:
.:Dentro de cada um de nós existe uma fonte de amor
.:Você sabe que o o amor de Deus é o Espírito Santo em nós?

Padre Elenildo Pereira