A força da esperança

Contra o desespero, o Senhor nos dá a força da esperança. Em nossa vida, passamos por momentos nos quais achamos que não têm solução ou, até mesmo, que somos destinados a tanto sofrimento. Calma! O Senhor infunde em nós uma virtude cuja função é animar e fazer com estejamos ligados aos bens eternos: a esperança!

Crédito: Marcio Binow Da Silva / GettyImages

A esperança não decepciona

Todos passam por tribulações. Por mais que este momento seja doloroso e pareça levar ao desespero, é aí que o Senhor se revela, pela força da esperança. A tribulação pode gerar em nós perseverança, comprovando em nosso interior uma virtude comprovada. Esta virtude comprovada desabrocha a esperança. A esperança não decepciona (cf. Rm 5,4-5).

O que é a esperança?

É uma virtude teologal que nos faz desejar a Deus e aguardá-lo confiantemente. É o amor e o desejo pelo bem sobrenatural que, neste momento, está ausente. “Uma esperança que se vê, não é mais esperança. Se, todavia, esperamos o que não vemos, é porque o aguardamos com confiança” (Rm 8,24-25). Como diz São João da Cruz: “A esperança sempre se refere ao que não se possui, porque, se se possuísse, já não seria esperança”.

A esperança nos une a Deus

A esperança nos une a Deus de tal forma, que os bens deste mundo não fazem mais sentido, pois o que esperamos é bem melhor e maior, se é que se pode medi-lo. Com base em uma fé viva, a esperança faz-nos observar que a terra carece de elementos essenciais para a felicidade: a perfeição e a durabilidade. Nada na terra é perfeito e eterno, mas a quem esperamos, sim! Tudo se resume em alcançar a Deus, e é a esperança que nos faz vê-lo.

Existem dois pecados contra a esperança: o desespero, que é deixar de esperar de Deus sua salvação; e a presunção, tratando-se de achar que, por nós mesmos, podemo-nos salvar ou que podemos receber o perdão de Deus sem a conversão (cf. CIC, 2091-2092).

O Senhor quer que esperemos n’Ele, e não caiamos no erro de acharmos que Ele não nos vê ou que, por nós mesmos, sejamo-nos suficientes. Caso estejamos assim, peçamos ao Espírito Santo, pois Ele vem em nossa fraqueza (Rm 8,26). Recebamos, então, a força da Esperança!

Seu irmão,

Thiago Teodoro

@thiago_teo

Comunidade Canção Nova

Thiago Teodoro