É tempo de renovação e esperança!
É tempo da feliz espera do Senhor que vem! A renovação e a esperança complementam-se em nossos corações quando são firmadas em Cristo que é a fonte de ambas. Cristo renova nossas forças e esperamos n’Ele, pois a esperança não decepciona (cf Rm 5,5).
Vigilância e esperança
Estamos em tempo de vigilância, o Advento nos motiva a ser como os servos vigilantes que esperam o regresso do seu Senhor. Ao esperar, os servos firmam-se na virtude da esperança, pois “se esperamos o que não vemos, é porque O aguardamos com perseverança” (Rm 8,25). Vigiar significa manter o coração preparado.
A espera, em seu sentido mais profundo, é a sensibilidade ao bem ausente ligado à virtude da esperança. É um sustento tendo em vista os momentos difíceis nos quais procuramos um sentido. Esperança é esperar.
O Senhor é a nossa luz
Assim como um vigia que espera o raiar do novo dia que se renova, deve ser a nossa expectativa no Senhor. Ele se renova e nos renova com sua luz. Não nos deixemos tentar pelo cansaço e pelo sono entorpecente, mas permaneçamos acordados na expectativa da luz que há de vir. O Senhor é a nossa luz e é bom prepararmos o coração para o acolhê-lo com a oração.
Para esse tempo de renovação e esperança, nos perguntemos: como podemos preparar um coração acolhedor para o Senhor que vem?
Para respondermos essa questão temos o exemplo da Sagrada Família que, independentemente de tempo e espaço, foi também o sagrado lar para o Senhor. Com o “sim” dado à vontade de Deus, Maria e José superaram os “nãos” recebidos porque não havia lugar para eles na hospedaria (cf. Lc 2,7).
É tempo de renovação e esperança! A fonte de nossa força é Aquele a quem esperamos. Ele está chegando. Maranathá! Vem, Senhor Jesus!
Seu irmão,
Thiago Teodoro
@thiago_teo
Comunidade Canção Nova