Experimentar o Cristo
Experimentar o Cristo professando a fé é compreender a importância de aceitar os preceitos, abraçando todo mistério que a envolve.
Falando em mistério, trago aqui como exemplo a Eucaristia, pois é fundamental, como cristãos católicos, o entendimento de que a Eucaristia vai além de uma celebração ou alimento espiritual; é também um ato de sacrifício, um mistério da fé.
Na Eucaristia, experimentamos, na íntegra, o mistério de Cristo que abrange Sua Encarnação, Vida, Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão.
A partir da Eucaristia, vivida como esse mistério de presença real, amor e entrega, somos conduzidos a entender diversas realidades, incluindo a essência sacrificial da Igreja e seu propósito, para que, a partir de uma verdadeira experiência de fé, como somos levados a ter na Eucaristia, possamos dizer como Pedro:
“Disse-lhes Jesus: ‘E vós quem dizeis que eu sou?’. Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!’ (Mt 16,15-16).
Ter uma fé madura
A fé madura é aquela que, ao ser vivida no encontro pessoal com Cristo, não fica só nos refrigérios de Sua presença, como por exemplo as alegrias da vida nova, providências experimentadas e momentos fortes de oração, embora esses aspectos sejam fundamentais dentro da Igreja. Essa fé madura também é definida por sacrifícios, perdas, sofrimentos, demoras de Deus que vão nos formando e nos dando corpo, fazendo-nos crescer em maturidade.
Não que tenhamos que pedir sofrimentos, mais é importante aprender e crescer com cada situação difícil, com cada prova, ou seja, para ser maduro na fé a ponto de professá-la apesar dos desencontros da vida; é necessário aproveitar os momentos de provação para crescer em intimidade e dependência de Deus.
Só a verdadeira experiência pessoal com Cristo nos faz crer n’Ele
Para bem viver a experiência que nos leva à verdadeira fé, é necessário ter vida de oração, rezar diariamente, ler a Bíblia, buscar o entendimento das Sagradas Escrituras, ser participante nos movimentos da Igreja e em diversos trabalhos de evangelização.
É evangelizando que somos evangelizados, demonstrando a fé através de verdadeiros atos de amor ao próximo, e, acima de tudo, desejando profundamente encontra-se com Jesus.
Experimentar o Cristo professando a fé é amadurecer na amizade com Deus e, somente desse modo, podemos dizer que encontramos o Cristo!
Não perca tempo!
Renilson Gois
Comunidade Canção Nova