Revelando coisas misteriosas
Ouvi, há alguns anos, uma adolescente que dizia gostar de filmes de mistério. Ela explicava que se tratava de filmes que mostram detetives tentando desvendar o autor ou a execução de algum crime.
De fato, muitos de nós somos atraídos por histórias ou lugares que revelam algum grau de mistério. Essa curiosidade inata pode nos levar a Deus ou ao diabo. É necessário o dom do discernimento para nos guiar em segurança em face da nossa atração pelo que é misterioso.
Você vem comigo, nas próximas linhas, mergulhar em um apaixonante mistério?
Em nosso vocabulário católico, a palavra mistério (além de se referir aos temas meditados no santo rosário) se refere às verdades e realidades da fé que não podem ser satisfatoriamente compreendidas do ponto de vista da razão humana.
São João Crisóstomo ensina: “Chama-se mistério não por considerar o que vemos, mas porque vemos uma coisa e cremos em outra. Essa é a fé de nossos mistérios”.
Desde o Antigo Testamento, Deus havia prometido revelar alguns grandes mistérios através do profeta Jeremias:
“Eis o que diz o Senhor que criou a terra, que a modelou e consolidou, e cujo nome é Javé: invoca-me, e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras.” (Jr 33,2-3)
Ele cumpriu Sua promessa
Pense bem: já é, verdadeiramente, uma revelação singular do mistério de amor que Deus tenha se encarnado para nos salvar, redimir-nos dos nossos pecados, possibilitar-nos uma vida em comunhão com o Pai!
Quanto mais o mistério que se dá durante a celebração da Santa Missa! O mesmo Jesus, que se encarnou por amor a nós, agora se faz verdadeiramente presente na hóstia consagrada, de novo por amor a nós! Meu Deus! Que amor é esse?!
Jesus eucarístico, o mistério da fé!
A maravilhosa presença real de Jesus na hóstia consagrada é como um poderoso farol que quer iluminar nossa vida, nossas lutas, nossos medos, nossas dores, para nos dar consolo, força, coragem, segurança, cura e vitória!
A fé nos leva aonde a razão não consegue ir! A fé nos concede experimentar o que a razão não pode! A fé em Jesus eucarístico é fonte até de milagres e prodígios!
“Se, olhando para o mistério, a razão vê obscuridade, não é porque no mistério não haja luz, mas sobretudo porque há em demasia.” (Papa Bento XVI – Audiência Geral de 21/11/12)
Neste dia de adoração a Jesus Eucarístico, decida-se pela fé neste mistério de amor! Entregue tudo que você está vivendo, sofrendo, lidando, nas mãos do Ressuscitado! Ele está vivo na hóstia consagrada para ouvi-lo, abraçá-lo e orientá-lo!
Seu irmão,
Ulisses Henrique
Comunidade Canção Nova