A Eucaristia é o sacramento do amor
A Igreja afirma que a Eucaristia é o sacramento do amor. Isso porque “é a doação que Jesus Cristo faz de Si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada homem” (Sacramentum Caritatis, 1).
De fato, Cristo todo, na hóstia consagrada, dá-se a nós como alimento e remédio, e faz isso por amor. Na Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis, o Papa Bento XVI afirma: “No sacramento do altar, o Senhor vem ao encontro do homem, criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1,27), fazendo-Se seu companheiro de viagem. Com efeito, neste sacramento, Jesus torna-Se alimento para o homem, faminto de verdade e de liberdade” (Sacramentum Caritatis, 2).
Isso implica que, porque nos ama, Cristo vem a nós, é presente em nossa vida neste alimento verdadeiro, para que, por Ele, encontremos o que a nossa alma mais anseia: a verdade e a liberdade. É o conhecimento de nós mesmos e da origem de nossa existência que nos faz livres para ser o que fomos chamados a ser. Essa consciência da eleição de Deus para nós nos faz sentirmos amados, e dá um norte a toda nossa existência.
A Eucaristia revela o amor de Deus
Muitas vezes, já dissemos ou ouvimos dizer que amor é decisão, mas para amar não basta decidir-se interiormente ou por palavras, é necessário uma entrega custosa a toda prova. O amor de Cristo não se resumiu em palavras. Ele nos amou até o extremo (cf. Jo 13,1).
“O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo” (Jo 10,17-18). Nessa afirmação, o Senhor Jesus declara a sua decisão de nos amar, porém, a cumpre plenamente no sacrifício, no alto da Cruz. A Eucaristia atualiza essa doação. Ela aponta a Cruz, o gesto supremo de amor: “Fazei isso em memória de mim” (cf. I Cor 11,24).
A Eucaristia é o sacramento do amor
É por isso que, no mesmo documento já citado, Bento XVI diz que “no sacramento da Eucaristia, Jesus nos mostra, de modo particular, a verdade do amor, que é a própria essência de Deus”. Portanto, se Deus é amor, se Ele se sacrificou por nós, e se o desejamos, temos um lugar seguro onde encontrá-Lo. Faça a sua confissão e receba Jesus na Santa Eucaristia!
Elane Gomes
Comunidade Canção Nova