Maria é modelo de obediência da fé. O Senhor, na riqueza do Seu amor, fala conosco como amigos e conosco convive para nos admitir à comunhão com Ele. A resposta adequada a este convite é a fé.
Maria ouviu, acreditou e respondeu – isso é obediência da fé
Deus tem falado conosco de inúmeras maneiras – por sua Palavra, pela Liturgia, pelo Magistério da Igreja, pelos fatos, pela natureza… Temos ouvido? Maria ouviu e ouviu, porque o procurava de todo o coração. Ela acreditava, e porque acreditava, submetia livremente sua inteligência e vontade à Palavra escutada. Com todo o seu ser, deu assentimento a sua revelação. Isso é obediência de fé.
Maria é modelo de obediência da fé
Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazidos pelo anjo Gabriel, acreditando que a Deus nada é impossível, e dando o seu assentimento: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc 1,38) Isabel saudou-a: “Feliz aquela que acreditou no cumprimento de quanto lhe foi dito da parte do Senhor”. (Lc 1,45) É em virtude desta fé que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada.
Durante toda a sua vida e até a última provação, quando Jesus, seu filho, morreu na cruz, a sua fé jamais vacilou. Maria nunca deixou de crer no cumprimento da Palavra de Deus. Por isso a Igreja venera, em Maria, a mais pura realização da fé.
Aproxime-se, com confiança, desse modelo de fé
Reze assim: Jesus, dai-me a graça da fé. Que eu Te busque de todo o coração. Que eu ouça e obedeça a Tua voz. Que eu viva e cresça no Teu amor. Que eu cumpra a Tua vontade em minha vida, como Tua mãezinha. Amém.
Mãezinha, tu que és modelo de obediência da fé, interceda por mim! Amém!
Tereza Cristina Moura
Comunidade Canção Nova