A Palavra de Deus é viva e vive em mim. Ao longo de toda a Bíblia, a Palavra que Deus proclama tem poder em si mesma. Deus fala e acontece. Sua fala e seu agir se confundem, pois, ao final, são a mesma coisa.
A Palavra de Deus, contida na Bíblia, não é apenas uma descrição da história do povo do passado, mas é palavra inspirada por Deus, onde a iniciativa é d’Ele. O mesmo Deus que falava no Antigo Testamento também tem sua força de atuação e transformação no cotidiano da nossa vida. É viva, sempre atual e passível de interpretação.
“Porque a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração”.(Hb 4,12).
Essa Palavra que “discerne os pensamentos e as intenções do coração” tem também a capacidade de nos revitalizar e produzir em nós uma força libertadora. E, se liberta, deve transformar. Devemos buscar ter intimidade com a Palavra, vendo nela uma força provocadora de ações novas de vida e de transformação da realidade (seja a nossa própria e, por consequência, daqueles com quem convivemos).
Diante das provações deste mundo, que não nos faltem as forças humanas e divinas para darmos testemunho do amor, da fé, da esperança e da confiança que brotam da experiência com a Palavra de Deus.
A Palavra de Deus é viva
Neste mês em que a Igreja no Brasil nos convida a celebrar o Mês da Bíblia, que possamos meditar sua capacidade transformadora, quando a acolhemos no coração, deixando que ela oriente a nossa vida pessoal, familiar e a nossa missão, nos passos da nossa vida, que constroem a nossa história pessoal e a história de um povo a caminho do Céu.
Franciane Braz
Comunidade Canção Nova