Vocação, um chamado de amor! Sim, podemos entender vocação como um chamado profundo e interior que cada pessoa sente em relação a uma atividade, carreira ou estilo de vida. É mais do que escolher uma profissão, pois envolve um sentido de propósito e paixão, uma direção que parece natural e significativa para a própria vida.
Quando usamos o termo “um chamado de amor”, estamos sugerindo que a vocação vai além de uma simples escolha racional ou intuitiva, implica seguir algo que se ama profundamente, que ressoa com os valores e aspirações pessoais.
Deus nos chama a uma vocação!
A vocação é um dom de Deus para nós. Deus chama as pessoas para servir ao Seu Reino no mundo e na Igreja, e nós correspondemos a esse chamado. Jesus nos convida a uma vida nova, onde nos realizamos apresentando o Cristo na vida do outro através do amor e serviço vivido dentro de uma vocação, um chamado.
Corresponder a esse chamado de amor nos concede a graça de fazer parte da missão de Cristo, que se compadece do Seu povo trazendo uma nova direção, apresentando o Seu Reino; e colaboramos como Sua missão quando respondemos ao Seu apelo, como nos convida o Evangelho segundo São Mateus:
“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita” (Mt 9,36-38)
Vocação, um chamado de amor!
Quando esse chamado de amor é atendido, ele se torna uma doação de si mesmo para o Senhor e um sinal de amor neste mundo. É um dom de Deus para ser usado em benefício dos outros.
Jesus viveu uma doação contínua e nos chama a viver uma adesão profunda a sua vontade, através de uma experiência pessoal com ele, que nos ama e faz com que esse amor transborde; e uma vez que ele transborda, sou conduzido a levar esse amor a outras pessoas. E quanto mais eu falo dele, mais eu me encontro com ele.
Cada um de nós é cuidado por Deus de uma forma especial. Ele nos ama, por isso nos chama a uma vocação. Sendo assim, nascidos do amor, temos a missão de espalhar esse mesmo amor no mundo, atendendo ao chamado específico que Ele nos concede.
Renilson Gois
Comunidade Canção Nova