Onde eu posso encontrar Jesus? O Papa Bento XVI, por diversas vezes, nos lembrou que o Cristianismo é o encontro com a pessoa de Jesus, que dá sentido à nossa vida, e veio habitar em nós (Cf.Jo,14). A respeito da pessoa de Cristo, São João Evangelista nos garante: “Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens”(Jo 1,3-4).
A Igreja, por sua vez, nos ensina que a “eucaristia é a fonte e o ápice da vida cristã” (Lumen Gentium, 11). Isso quer dizer que tudo se centra em Jesus presente em nós e entre nós através do Sacramento da Eucaristia. Logo, se cremos que o Senhor está, realmente, no sacrifício eucarístico, cremos também que é da Eucaristia que tudo parte. Na vida da Igreja, este é o momento crucial de união com Ele. Os sacramentos, a evangelização, as vocações, as obras sociais e as várias expressões eclesiais surgem desse encontro que muda nossa vida.
Mas como viver a Eucaristia?
Primeiramente, precisamos entender que a Santa Missa é memória e atualização da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Ela mantém a Aliança que Deus fez conosco. Em cada celebração, o sacrifício de amor de Cristo se torna presente.
Todas as partes dessa liturgia apontam para o momento em que Jesus dá a si mesmo e se transforma em alimento para estar em íntima comunhão conosco.
Onde posso encontrar Jesus?
Depois, é necessário compreender que, na adoração a Jesus Sacramentado, entramos em intimidade com Ele. Desses encontros profundos com a pessoa de Cristo, cada ser humano é por Ele tocado e convocado para agir no mundo, a ser Igreja. Nesses momentos, o Senhor imprime em nós a Sua face e, por amor, vamos nos tornando um pouco mais semelhantes a Ele. É do “encontro Eucarístico” que surgem os santos, as obras e tudo o mais que a Igreja realiza. Portanto, a Igreja vive da Eucaristia, encontra-se com Cristo neste Sacramento. E eu e você somos Igreja.
Elane Gomes
Comunidade Canção Nova