Conhecer as dimensões da maternidade de Maria é um desafio sobrenatural. Somente pela fé no amor de Cristo poderemos nos arriscar nesta aventura. De fato, não conseguimos entender a largura e o comprimento, a altura e a profundidade desse mistério, mas somente com a ajuda do Espírito Santo!
Maria é colaboradora dos desígnios de Deus
Pensar nas dimensões da maternidade de Maria é pensar numa colaboradora dos desígnios de Deus não somente para seu Filho, mas também para toda a humanidade.
“E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?” (Lc 1,34) Como ser mãe? Como cuidar, alimentar, orientar, educar, formar…?
“O anjo disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lc 1,35). Ela se deixou conduzir, permitiu-se ser coberta pela virtude do Altíssimo, nasceu dela o Filho de Deus e no mesmo instante nasce a Santa Mãe de Deus. Porque deixou-se cobrir pelas virtudes do Altíssimo, foi mãe virtuosa.
Deus se fez Homem, passou a ter corpo físico para ser cuidado, emoções para serem administradas e espiritualidade para ser formada. Maria, com a ajuda de São José, cuidou do menino, trocou suas fraldas, limpou suas feridas, o ensinou-o a falar, a se cuidar, ler, escrever, a se relacionar… Ensinou-o a amar a Deus e cumprir suas leis.
As dimensões da maternidade de Maria
Ela foi mãe do corpo, da alma e do Espírito de Jesus. Ela quer ser sua auxiliadora nos cuidados com o Seu corpo, Sua alma e Seu espírito. Quer exercer as dimensões de Sua maternidade em sua vida. Quer ajudar a você conhecer e cumprir os desígnios de Deus na sua vida. Permita-se!
Reze assim: “Mãezinha, ajude-me a ser sempre conduzida pelo Espírito Santo. Que eu saiba me colocar sob a virtude do Altíssimo e deixar cumprir em mim a vontade do Senhor. Amém!”
Santa Mãe de Deus, interceda por nós! Amém!
Tereza Cristina Moura
Comunidade Canção Nova