Todo batizado é chamado a ser apóstolo, segundo o Catecismo da Igreja Católica: “Tornados filhos de Deus pela regeneração batismal, são obrigados a professar, diante dos homens, a fé que, pela Igreja, receberam de Deus” e a participar da atividade apostólica e missionária do povo de Deus. (CIC 1270)
Ser Cristo no mundo gera responsabilidade no modo de falar, agir e, principalmente, no ser!
Ao receber o sacramento do Batismo, tornamo-nos membros do corpo de Cristo, ou seja, membro da Igreja. Sendo assim, o batizado é chamado a participar na realização da missão de Jesus: ser um outro Cristo no mundo!
Como membros da Igreja de Cristo, precisamos estar atentos ao nosso comportamento, vigiando nossa própria conduta em todos os ambientes: em casa, na escola, no trabalho, no convívio social e até mesmo na nossa própria exposição em redes sociais a partir dos comentários e críticas que acabam por gerar discórdia, longe de promover a unidade.
No entanto, tudo isso só fará sentido se for feito por amor àquele que nos chamou. Sejamos, portanto, dóceis à Sua palavra, obedientes às suas inspirações. O “batizado” precisa se conscientizar de que, sendo membro da Igreja, não se pertence mais, mas pertence àquele que morreu e ressuscitou por nós.
Todo batizado é chamado a ser apóstolo
O batizado é chamado a servir e a testemunhar Jesus e a vida nova que Ele veio dar. O chamado é pessoal, mas a missão é comunitária, cada um fazendo a sua parte e, assim, contribuir para o Reino de Deus acontecer.
Aprofunde-se no conhecimento da Santa Igreja, ame seus ensinamentos, não compactue com injustiças, lute pelo bem, trabalhe pelo Reino e anuncie a verdade. Todo batizado é chamado a ser apóstolo!
Que a alegria do Senhor seja a sua força e que você tenha um coração bem disposto para servir!
E disse-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15)
Deus abençoe você!
Sua irmã,
Vanessa Matos (@vanessamatoscn)