Renascidos pela cura interior é o convite para a reflexão de hoje. O nascimento de um homem novo através do processo de cura interior passa pela renovação da vida e das feridas acontecidas ao longo da nossa história. E o próprio termo já nos deixa um belo lembrete: é um pro-ces-so, ou seja, é feito em e-ta-pas. Assim citei, para que tenhamos paciência conosco.
Renascidos pela cura interior
Para que sejamos renascidos pela cura interior, sendo esse um processo, ele também requer uma parte nossa, nosso compromisso com a mudança, como lidar com dores que são próprias quando visitamos novamente as situações dolorosas, lembranças difíceis e momentos que necessitam ser ressignificados.
A cura interior é o ponto de partida para essa transformação. Ao nos permitirmos ser curados pelas feridas emocionais e espirituais, abrimos caminho para a ação do Espírito Santo em nossa vida. Através da oração, dos Sacramentos e da vivência comunitária, experimentamos a presença viva de Deus que nos transforma de dentro para fora.
Os frutos do Espírito Santo em nossa vida
A transformação dada quando somos renascidos pela cura interior também nos chama a viver os frutos do Espírito Santo em nossa vida diária. Amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio são marcas de um coração renovado pelo Espírito Santo.
Como dizia Padre Léo, “a cura interior depende mais da soma constante e permanente de decisões corretas do que de uma fórmula milagrosa. A cura interior é fruto de uma certeza: não importa o que você esteja vivendo ou o que esteja enfrentando, é possível encontrar a paz dentro de seu coração”.
Que você possa trilhar o caminho para tornar-se um homem novo, renascido pela cura interior. É através dessa cura que somos libertos e renovados, capacitados a viver plenamente nossa vocação cristã e a testemunhar o amor transformador de Deus ao mundo.
Jesus replicou-lhe: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus”. Jo 3,3
Elaine Ribeiro
@elaineribeiro_psicologa