Se você se deparasse com Jesus? Hoje, quero convidá-lo a colocar sua imaginação para trabalhar: Imagine que você entra apressado por uma porta qualquer e se depara com Jesus. Qual seria sua reação?
Qual sua resposta para: Quem é Jesus para você?
Não é uma pergunta retórica, tampouco uma indagação cuja resposta seja uma frase pronta.
Você crê que Jesus é Deus literalmente? Você já teve seu encontro pessoal com Ele? Qual o tamanho do seu amor por Ele? Você já experimentou o quanto Ele o ama?
Se você se deparasse com Jesus?
Vejamos como algumas pessoas reagiram ao estar frente a frente com Jesus.
Em Lucas 5,4-9, Simão Pedro, após realizar uma pesca milagrosa orientada pelo Mestre, ficou assombrado, e caiu aos pés de Jesus, reconhecendo que Ele não era apenas um homem.
Em Mateus 8, 2, um leproso, antes de suplicar a cura, prostrou-se diante de Jesus, que o curou instantaneamente.
Em Marcos 7,24s, uma mulher pagã, cuja filha estava atormentada por um demônio, entrou na casa onde Jesus estava e caiu aos pés d’Ele antes de suplicar pela libertação de sua filha.
O mistério da fé
A fé católica nos garante que Jesus está vivo na Hóstia consagrada. Então, toda vez que você entra numa igreja ou capela e vê o sacrário (com a luz vermelha acesa indicando a Presença Real de Jesus), você está ” dando de cara com Jesus ” literalmente!
E qual costuma ser nossa atitude neste momento espetacular? Como você manifesta sua fé, seu amor, sua reverência diante de uma Presença tão incomparável?
A Igreja ensina, através da Instrução Geral do Missal Romano (o livro oficial que contém todas as orientações sobre a Santa Missa) no número 274: “A genuflexão, que se faz dobrando o joelho direito até ao solo, significa adoração… Aliás, todos os que passam diante do Santíssimo Sacramento genuflectem, a não ser quando se vai em procissão”.
Manifestemos nossa adoração
Meu Deus! Quando estamos diante do sacrário, estamos verdadeiramente diante de Jesus vivo, ressuscitado! Precisamos que a nossa fé tenha profundidade suficiente para “cair aos Seus pés”. Precisamos, como ensina a Igreja, nos ajoelhar, fazer a genuflexão!
“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos” (Fil 2,10).
Neste dia de adoração e culto a Jesus Sacramentado, não percamos o privilégio de visitá-Lo na capela ou Igreja mais próxima! Ele está esperando por você pessoalmente. Ele quer ouvi-lo, quer agir no seu coração e na sua vida.
Seu irmão,
Ulisses Henrique
Comunidade Canção Nova