O Coração de Jesus tem muito a nos ensinar, mas uma das virtudes em que Ele mais nos forma é na graça de sermos humildes de coração! A devoção ao Sagrado Coração de Jesus deve nos levar a amar, servir e em tudo fazer a vontade de Deus.
Humildes de coração
São Paulo, em sua carta aos Efésios, nos encoraja a viver assim: “Exorto-vos, pois, – prisioneiro que sou pela causa do Senhor –, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade” (Ef 4,1-2). Dessa forma, ele nos revela que não basta amar de qualquer forma, mas ao modo de Deus, com entrega total, misericórdia e alegria em servir como fez Jesus, assim vamos nos tornando humildes de coração.
A humildade no serviço, ao exemplo do próprio Senhor que nos afirmou ter vindo para servir e não para ser servido. Mansidão e humildade são frutos do Espírito em nós, agindo em nosso coração.
Ser humilde é levar apenas o que faz bem ao coração
Quem é humilde de coração leva apenas o que faz bem ao coração daqueles que estão sofrendo e para os que ainda vivem na escuridão do conhecimento de Cristo; leva a compreensão ao invés da raiva, da ignorância, da mágoa e da vingança; perdoa verdadeiramente, sem ressalvas, e segue adiante, pois de nada vale falar em perdão e não o fazer.
Os humildes de coração não se abatem ao longo do caminho, porque tudo é perdoado, tudo pode ser revertido em uma ação para o bem. Não cabe em um coração humilde o julgamento das ações do próximo, mas cabe o entendimento e a caridade em tentar compreender o outro.
Adquirir o hábito de rezar a Ladainha da Humildade nos ajuda a sermos alvos da graça de Deus e colaboradores do caminho de conversão a que Ele nos chama.
Franciane Braz
Comunidade Canção Nova