É preciso silenciar para escutar a voz interior, pois é certo que Deus fala através da nossa consciência. O Catecismo da Igreja Católica nos diz: “Importa que cada um esteja suficientemente presente a si mesmo para ouvir e seguir a voz da sua consciência. Essa exigência de interioridade é tanto mais necessária quanto a vida nos leva muitas vezes a subtrair-nos a qualquer reflexão, exame ou introspecção: «Regressa à tua consciência, interroga-a […] Voltai, irmãos, ao vosso interior, e, em tudo quanto fazeis, olhai para a Testemunha que é Deus» (53).
Vivemos em um mundo barulhento e cheio de informação
Há pessoas que moram nas grandes cidades e, quando têm oportunidade, procuram lugares afastados para ter um pouco de sossego e descanso. Mas será que descansam mesmo? Muitas vezes, desvencilham-se do barulho externo, mas, interiormente, o barulho “continua” e por certas vezes até maior. Pode-se correr o risco de uma família inteira tirar férias em um sítio afastado e cada um ficar isolado na “bolha” do seu celular, enchendo-se das mesmas informações, músicas e jogos sem dar ouvidos para quem está ao seu redor e, principalmente, para quem está dentro de si.
É preciso estar atento a essa voz que ressoa no íntimo de cada ser, chamando sempre a amar, a fazer o bem e evitar o mal.
Deus habita em você! Ele ilumina a sua consciência com a força do Espírito Santo, fala ao seu coração e quer que você escute a Sua voz.
Silenciar para escutar a voz interior
Hoje, o Senhor o convida a sair da superficialidade e de toda distração para entrar em uma vida de recolhimento, profundidade e silêncio.
Deixe Deus ordenar todas as situações que agitam seu interior, pois Ele conhece você e sonda seu seu coração.
O Salmista nos ajuda a rezar: “Senhor, Tu me examinas e me conheces, sabes quando me sento e quando me levanto. Penetra de longe meus pensamentos, distingues meu caminho e meu descanso, sabes todas as minhas trilhas.” (Sl 138,1-3)
Convido você a escutar a música “O amor vencerá” do Monsenhor Jonas Abib.
Deus abençoe você!
Sua irmã,
Vanessa Matos (@vanessamatoscn)
Comunidade Canção Nova