A exigência do seguimento a Cristo nos leva a crer que os ensinamentos de Jesus são profundos e impactantes. Através de Suas palavras, Jesus nos convida a uma mudança interna que se reflete em uma conduta e uma vida de testemunho, de alguém que, de fato, está buscando ser uma nova criatura, ou seja, a presença de Jesus em nossa vida nos direciona a uma nova forma de caminhar, de viver.
A exigência do seguimento a Cristo
Caminhar na presença de Jesus requer adaptar-se também às exigências de seu seguimento, que sempre nos chama a agir de forma diferente em meio aos apelos desse mundo que, em muitas realidades, se mostra insensível a Sua presença. Tais exigências se manifestam em Seus ensinamentos, e um dos principais ensinamentos de Jesus é sobre o amor. Não um amor superficial ou condicional, mas um amor que vai além das divergências e inclui até mesmo aqueles vistos como adversários. Ele pregou o amor a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo, e isso é inaceitável para muitos que vivem na sociedade mergulhados no egoísmo e nas exclusividades.
Princípios verdadeiros
Jesus nos mostra que a felicidade genuína está nos princípios verdadeiros, como o amor a Deus acima de tudo, o respeito e afeto ao próximo, a importância da família e o respeito ao corpo, que é templo do Espírito Santo, valores esses que se diferenciam dos valores que hoje o mundo prega.
O Senhor nos exorta a termos uma visão diferente da que muitas pessoas hoje têm, como, por exemplo, a preocupação exagerada com o lucro pessoal e o acúmulo de bens materiais. Ele nos convida à verdadeira felicidade que se encontra na disposição de ajudar o próximo, preocupar-se em estender a mão aos mais necessitados.
A oração nos ajuda no seguimento a Cristo
Para entender as regras do Reino e vivenciá-las, uma das formas mais eficazes é a oração. O Próprio Jesus nos dá o exemplo, pois em muitos momentos se retirava para orar e ficar a sós com o Pai, como vemos no Evangelho segundo São Lucas:
“Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar” (Lc 5, 16).
Sem a oração que nos leva ao discernimento, nos encoraja e dá forças para permanecermos no Senhor apesar dos ventos contrários da vida, é impossível ser fiel ao seguimento de Cristo, vivendo como Ele nos convida a viver.
Em resumo, corresponder a exigência do seguimento a Cristo é corresponder à necessidade de amarmos uns aos outros da mesma forma que Ele nos amou, e isso requer despojamento, oração e renúncia, para ser, de fato, aquilo que Deus quer. Significa também transformar situações de desesperança, como tristeza, fome e injustiça em oportunidades de vida e ressurreição.
Que possamos nos adaptar, por amor, à forma que Jesus nos ensina, e assim cumprirmos as exigências do Seu Reino aqui na Terra.
Renilson Gois
Comunidade Canção Nova