Jesus é a verdadeira videira e nos convida a permanecermos n’Ele. Permanecer é estar ligado, permanecendo em Cristo, pois o próprio Cristo permanece em nós. Podemos nos perguntar: o que hoje tem cortado o nosso relacionamento com o Senhor? O que nos tem impedido de permanecer na videira que é Cristo?
Jesus é a verdadeira videira
“Eu sou a videira verdadeira, e meu pai é o agricultor” (Jo 15,1). Quando estamos ligados a Jesus, não somos somente alimentados n’Ele, mas também temos o Pai do Céu como o nosso grande cuidador. O Pai cuida de nós! A alegoria da videira é para nos mostrar que sem Ele nada podemos fazer. Por mais que queiramos agir com nossas forças, se nos distanciamos de Cristo, nada podemos fazer. Jesus é a verdadeira videira.
“Todo ramo que dá fruto, ele limpa para que dê mais fruto” (Jo 15,2). Quem nesta vida está tão puro ou perfeito que não precise ser mais purificado? A purificação é o caminho da frutificação. Quando abraçamos a vida em Cristo, encontramos as tribulações. Quanto maior a tribulação, mais ainda o agricultor trabalha em nós e nos deixa mais fecundos.
O Senhor vislumbra o fruto
A alegoria trazida por Cristo é sobre a agricultura, trata-se de um cultivo. Quando cultivamos Deus em nosso interior, Ele nos cultiva. Cultivamos Deus em nós quando O adoramos e fazemos a Sua vontade. Já Deus nos cultiva nos fazendo melhores, Ele não se cansa de arrancar de nosso coração as más sementes e nos tratar. Às vezes, dói, mas enquanto vemos a ferida, o Senhor vislumbra o fruto.
Pode parecer difícil ouvir que precisamos permanecer no amor de Deus quando nos sentimos abandonados e solitários, mas a semente, quando é lançada na terra, também está solitária, sofrendo com as condições do tempo. O Bom agricultor sempre sabe onde plantou e volta para tratar e regar pacientemente esperando os bons frutos.
Permaneça no Senhor, pois Ele é a verdadeira videira!
Seu irmão,
Thiago Teodoro (@thiago_teo)
Comunidade Canção Nova