A oração no Espírito nos revela a vontade de Deus. Isso é possível porque ela nos mostra a face de Deus manifestando seus desígnios para nossa vida!
A oração no Espírito
Quando rezamos apenas de forma “intuitiva”, caímos no erro de dar direção às ações de Deus em vista de nossas necessidades temporais, mas, quando invocamos o Espírito Santo, Ele intercede por nós; quando oramos no Espírito, é Ele quem nos conduz à vontade de Deus.
A oração no Espírito nos une aos desígnios de Deus, Ele nos fortalece, nos direciona e nos dá sabedoria para que nossas ações estejam de acordo com aquilo que Deus quer.
Através da oração no Espírito, tornamo-nos pessoas sábias, capazes de discernir o que é certo e errado. Porém, o contrário também acontece, quando não caminhamos no Espírito, facilmente somos atingidos pela falta de sabedoria, perdemo-nos diante das realidades e desafios da nossa vida. Por isso é fundamental sermos homens e mulheres que recorrem à força do Espírito Santo para permanecer em comunhão com Deus.
A oração no Espírito nos revela a vontade de Deus
A oração no Espírito nos revela a vontade de Deus! Ela nos leva a rezar de forma diferente muitas vezes, e chegamos a orar com gemidos inefáveis, como nos diz a Sagrada Escritura na carta aos Romanos.
“Outrossim, o Espírito vem em auxílio a nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.” (Rm 8,26)
Os ” gemidos inefáveis ” representam algo que não pode ser entendido verbalmente, demonstrando que a oração não está baseada em nossa capacidade de raciocínio ou em frases bem elaboradas, mas sim em um coração contrito e consciente de sua fraqueza perante o Senhor, e que reconhece que precisa da força do alto para caminhar, e assim o próprio Espírito ora em nós.
O Espírito nos assiste em nossas necessidades
Deus nos conhece e, em Sua infinita bondade, usa diversas maneiras para quebrar e cuidar das mazelas e limitações do nosso coração. Nesse processo de transformação, o Espírito nos assiste em nossa fraqueza, e com Ele aprendemos a orar de verdade, pois quando permitimos e nos abrimos a sua ação, Ele se apodera do que somos para nos elevar ao que Deus pensa e quer de nós!
O Santo Espírito é a luz que ilumina nossas trevas e nos liberta de todo mal, por isso é essencial que oremos diariamente pedindo por Sua influência, a fim de que Ele nos conduza em direção ao Sagrado! Que estimule em nós o anseio pela pureza, que desperte em nós o respeito ao Senhor, o desejo de viver em Sua presença.
Eu e você precisamos do Espírito Santo!
Ore, diariamente, com fé, e peça o Espírito Santo. Clame todos os dias: “Vem, Espírito Santo! Vem, Espírito Santo!” e, com humilde entrega, permita que Ele se manifeste e se faça agir em sua oração. Faça a experiência de pedir, todos os dias, a Sua presença, busque sua ajuda, orientação, pois Ele nos mostra o caminho e nos sustenta, sendo o companheiro que nos direciona ao céu, sendo o nosso Divino Amigo!
Renilson Gois
Comunidade Canção Nova