Orar sem cessar

A expressão pode parecer desafiante, mas “orar sem cessar” diz respeito a uma disposição interior de transformar tudo o que vivemos e fazemos em oração. A Igreja sempre apresentou a oração, juntamente com a penitência e a caridade, como o alicerce da caminhada cristã, da espiritualidade e da santidade.

Orar sem cessar

Créditos: doidam10 da GettyImages.

Orar sem cessar

Este “Orai sem cessar” (1Ts 5,17), a que São Paulo ordena os Tessalonicenses, diz respeito justamente a uma preparação para o Senhor que virá, e é justamente a oração que nos auxilia nesse caminho e tempo de espera.

Padre Jonas Abib ensinava, especialmente a nós, membros da Comunidade Canção Nova, que “vida de oração não é apenas questão de orar ou de cumprir determinações quanto à espiritualidade, mas é literalmente vida.

Uma vida de relacionamento pessoal com Deus. Uma vida de intimidade com o Pai, com Jesus, com o Espírito Santo, com Maria. Dessa vida de oração provém a eficácia e a qualidade de tudo o que fazemos e de como nos relacionamos com Deus, com o mundo e com as pessoas.”

Orar é uma conquista contínua

A oração possui um objetivo por excelência: unir o nosso coração ao coração de Deus. Orar é uma conquista contínua. Santo Antônio dizia que “Podemos rezar de três modos: com o coração, com a boca e com as mãos”. Ele nos ensina que, além da oração que fazemos com palavras, o simples pensar em Deus com amor é oração. A partir dessa compreensão, também o que fazemos em favor dos irmãos e daqueles a quem Deus nos confia é uma maneira de orar sem cessar.

Com isso, podemos perceber que os momentos de “parada” para estar com o Senhor, na adoração, no estudo da Palavra, no santo Terço entre outras práticas, são essenciais. Porém, tudo o que fizermos, podemos e devemos transformar em oração, num ato de louvor a Deus.

Franciane Braz
Comunidade Canção Nova

Franciane Priscila Rosa Braz