A virtude da justiça para os homens

A virtude da justiça para os homens segundo o Catecismo da Igreja Católica consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que Lhe é devido. (CIC 1807).

A virtude da justiça para os homens

Créditos: Milan Markovic / GettyImagens

Deus é amor, criou o homem à sua imagem e semelhança por amor e lhe deu, através da sua liberdade, a capacidade para responder a esse amor. É justo que o homem assim criado lhe dê toda adoração, toda obediência, todo louvor, toda a sua vida!

Para isso é necessário que o homem tenha consciência da sua condição de filho de Deus e, em consequência disso, atue por amor e para o amor.

A virtude da justiça para os homens

A virtude da justiça para os homens nos dispõe a respeitar os direitos de cada um e estabelecer, nas relações humanas, a harmonia que promove a equidade em prol das pessoas e do bem comum.

Para exercer a virtude da justiça é necessário uma correção habitual dos pensamentos e ter uma reta conduta com o próximo, pois o próximo é uma pessoa e deve ter a mesma dignidade. Por esta razão, devemos tomar cuidado para não prejudicar a fama dos outros, aquele que é patrão esforçar-se para fazer o pagamento dos funcionários pontualmente, pagar as dívidas, dar atenção a quem necessita, não permanecer indiferente à sorte dos outros etc. No ambiente familiar, é importante um reconhecer o cansaço do outro, conversar e ajudar quando necessário.

A respeito da justiça para com os homens, não devemos somente dar o que é seu de direito, mas também valorizá-lo e apreciá-lo como pessoa. “Como vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.” (Jo 13,34b)

O que é preciso para ter uma vida austera, sóbria e humilde

Uma sugestão que tenho para você, neste dia favorável da Semana Santa, é fazer o Retiro da Boa Morte. Padre Jonas Abib traz em seu livro: Retiro da Boa Morte: “Éramos levados, mês a mês, a vasculhar todas as nossas coisas, deixando tudo arrumadinho! Se morrêssemos de um dia para outro, estaríamos preparados! Fiz isso mês a mês, durante toda a minha infância e juventude. Era a pedagogia de Dom Bosco. Podemos achar estranho, mas isto é um segredo de santidade! Nossa vida precisa ser austera, sóbria e humilde.

O segredo está aí: em qualquer coisa, é necessário aceitar e assumir nossa pequenez e pobreza. Precisamos viver  com o necessário e nada mais. Convido você a realizar, todos os meses, o Retiro da Boa Morte. Escolha um dia do mês. Aqui na Canção Nova, usamos a quarta-feira que antecede a primeira sexta-feira do mês. É o nosso dia penitencial.”

Em oração, faça uma arrumação total em sua casa, retire tudo o que você perceber que não lhe pertence mais e dê para as pessoas que estão precisando. Após viver essa experiência maravilhosa, desejo que esse retiro se torne um hábito precioso em sua vida.

“Florescerá em seus dias a justiça, e a abundância da paz até que cesse a lua de brilhar.” (Sl 71,7)

Sua irmã,

Vanessa Matos
Comunidade Canção Nova

 

Vanessa Matos