Perseverar é para os fortes. Isso é o que constatamos cada vez que nos deparamos com os exemplos de cristãos de ontem e hoje.
A força do Espírito Santo
A palavra de Deus conta diversas histórias de homens e mulheres que perseveraram, e por isso viram as maravilhas do Senhor. Alguns deles foram altamente provados na fé: “Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação.” (Hb 10,39)
Conhecendo exemplos de pessoas que, apesar das tribulações se mantiveram firmes, vemos que a perseverança pede a virtude da fortaleza. Essa em si é também um dom dado por Deus e que nos auxilia na caminhada. Sem dúvidas, foi a força do Espírito Santo que guiou os mártires no momento de decidir dar a vida pela fé.
Nossa vida cristã é um constante caminhar nos passos do Mestre, que sofreu, foi caluniado, açoitado e escarnecido, mas que sabia dar a vida. A agonia no Getsêmani mostra que tudo isso foi difícil para Jesus, em sua natureza humana, porém, pela fortaleza Ele levou sua missão até o fim.
Perseverar é para os fortes
O que aconteceu com Cristo acontece conosco no dia a dia. Passamos por tribulações, situações de morte, doença, desemprego, pobreza, privações, calúnias e tantas outras dores. Tudo isso, porém, precisa ser matéria para o crescimento na fé, e não para o desânimo.
A perseverança é uma virtude que vai sendo forjada em nós em situações adversas. É quando dizemos o nosso sim a Deus entre lágrimas, ou quando nos rendemos ao seu projeto mesmo sabendo que essa não será uma tarefa fácil. É também quando somos constantes na oração, enquanto parece que não somos ouvidos; ou nas ocasiões em que não desistimos de caminhar com o Senhor, por não vermos o chão e tudo nos é tirado. Só age assim quem aprendeu que, para ser constante, é preciso ser forte.
Que, neste dia, a força do Espírito venha sobre você, auxiliando-o a permanecer fiel aos seus valores, a quem você é e ao Deus que o chama!
Elane Gomes
Comunidade Canção Nova