As provações nos fortalecem e nos fazem crescer espiritualmente, visto que a humanidade sofre e passa por inúmeras dificuldades por consequência do pecado existente no mundo.
A esse respeito, veja o que diz o Catecismo da Igreja Católica: “A fé em Deus Pai todo poderoso pode ser posta à prova pela experiência do mal e do sofrimento. Por vezes, Deus pode parecer ausente e incapaz de impedir o mal. Ora, Deus Pai revelou sua onipotência da maneira mais misteriosa no rebaixamento voluntário e na Ressurreição de seu Filho, pelos quais venceu o mal” (CIC 272).
Passar pelo sofrimento com olhos fixos em Deus
Os sofrimentos são incontáveis, mas, quando passamos por eles em Deus, tudo tem um novo sentido, uma ressignificação, tem gosto de eternidade. Não que Deus queira o nosso sofrimento, mas o permite, para que, assim, possamos resistir ao mal, crescer na humildade e valorizar o que realmente importa.
Podemos considerar que: uma pessoa que passou por dificuldades para alimentar seus filhos dignamente, mas soube “ofertar” esse sofrimento, provavelmente vai saber valorizar quando um alimento nutritivo chegar à sua mesa, terá mais cuidado para que não haja desperdício, se compadecerá daquele que padece com fome, saberá dar glória a Deus e terá um coração grato pela graça de poder alimentar-se e alimentar os seus.
Pensemos também numa mulher que muito desejou ser mãe, mas passou por perdas gestacionais. E, finalmente, quando ela consegue levar uma gestação adiante, mesmo com dificuldades ou enfermidades, certamente refletirá muito mais sobre o valor da vida e lutará por essa vida com mais afinco.
Quando, porventura, somos submetidos a uma internação para realizar algum procedimento cirúrgico, é necessário nos despir de tudo diante de médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, ficamos literalmente nas mãos dos outros. Nesse momento, somos convidados a refletir que “nada somos”, que em tudo dependemos de Deus.
As provações nos fortalecem
As provações nos trazem aprendizado, nos treinam para reconhecermos o quanto somos dependentes de Deus. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança” (Tg. 1, 2-3).
Você está passando por alguma provação? Peça a graça a Deus a graça de se manter temente a Ele, firme, paciente e constante, diante das contrariedades da vida.
Deus abençoe você!
Sua irmã,
Vanessa Matos
@vanessamatoscn
Comunidade Canção Nova