Dominar a si mesmo é um grande bem

Dominar a si mesmo é um grande bem que podemos fazer a nós e aos outros; e isso não é tarefa simples. O texto bíblico de Provérbios nos garante que “mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. (Pr 6,32) Ora, se a verdade acerca da nossa humanidade é colocada acima de grandes conquistas, isso quer dizer que o domínio próprio é fundamental ao homem.

Dominar a si mesmo é um grande bem

Créditos: by Getty Images / PeopleImages

Precisamos ser livres o suficiente para não nos deixarmos escravizar pelos vícios, pela ira, pelas paixões desordenadas, pela nossa própria língua ou pela libertinagem. Qualquer coisa que domine as nossas atitudes e comportamentos nos torna menores ou nos desumaniza visto que nos tira um dom que nos distingue dos animais: a liberdade para escolher.

Dominar a si mesmo é um grande bem

O domínio próprio nos dá a capacidade de controlar nossos instintos e – racionalmente e com a ajuda da fé – usar da inteligência para dirigir a nossa vontade a uma resposta que nos faça crescer ainda mais. Podemos fazer isso com o uso da razão, porém, juntamente com fé e contando com a graça de Deus, a fim de que o equilíbrio se torne um hábito, uma virtude que, além de nos fazer, o bem contagia os outros.
A falta de temperança e do autodomínio é a raiz de uma série de conflitos e doenças interiores, gera em nós inquietação e ansiedade a ponto de nos levar cada vez mais à escravidão existencial.

Caminho para o domínio próprio

A Palavra de Deus nos mostra o caminho para o desenvolvimento desta virtude que é a vida no Espírito. São Paulo nos diz: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gal 5,22-23)

Se Deus está presente em nosso interior e encontra lugar para agir através de nós, os frutos da Sua presença vão também transparecer, entre eles, o autodomínio, que é possível porque decorre de uma vida íntima com quem, de fato, sabe tudo a nosso respeito, pois Ele é Senhor e pode assumir o total controle de nossas atitudes, curar nossas almas daquilo que nos agita e tira de nós a capacidade de nos dominarmos.

O Espírito Santo é amigo de nossas almas

O Espírito Santo conhece a história que nos roubou a confiança em Deus e o autocontrole. Ele pode arrumar o nosso interior. É na presença do Senhor que vamos aprendendo a dominar nossas desordens, claro, com o nosso esforço! Dominar a si mesmo é um grande bem.
Que o doce hóspede da alma encontre lugar em seu coração para colocar em harmonia em todas as coisas!

Elane Gomes
Comunidade Canção Nova

Elane Gomes