O valor da persistência

O valor da persistência vai ao encontro de vários dos limites humanos: vontade, disposição, continuidade, vencer barreiras, superação de limites, as dores da caminhada. O valor da persistência passa ainda pelas frases de desencorajamento frente às nossas novas ideias e formas de vida, sobre as dificuldades que temos para prosseguir, sobre aquelas formas de tratar as situações.

O valor da persistência

Créditos: AleksandarNakic / GettyImagens

E não nos iludamos, não há perseverança sem tribulação. Muitas vezes, temos tudo para seguir em frente, mas as situações adversas vem como um balde de água fria, desanimando nosso empenho.

Ao escrever essa reflexão, veio-me a passagem bíblica muito propícia a esse respeito: “Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Rm 5,3-5).

A persistência pode ser sustentada, ainda, pela força do otimismo

Porém, o valor da persistência está intimamente ligada a essa esperança, que não deve ser só esperar, mas agir. Pensar e concretizar o que precisa ser feito, sabendo que teremos as dificuldades próprias de cada tempo.

A persistência pode ser sustentada, ainda, pela força do otimismo. Ser otimista é lançar o olhar sobre possibilidades diversas em nossa vida, sobre o lado bom e favorável das coisas, e não apenas de um olhar repleto de nuvens de cor cinza em meio à uma chuva de canivetes.

Faça um bom uso da sua disposição psicológica para as oportunidades

Faço essa referência, pois, muitas vezes, nos vemos assim: negativos, pessimistas, catastróficos demais e sem qualquer chance de olhar para um lado bonito das situações ou esperar e lutar pelo melhor. Parece mais prático reclamar e achar problemas, em vez de usar toda essa disposição psicológica para oportunidades.

Ver o mundo e as situações com essa distorção cognitiva, ou seja, uma distorção na hora de avaliar as situações  onde antecipamos o futuro sempre de forma pessimista, somando-se a isso, a crença de que fracassaremos e será insuportável gera um fatalismo desconcertante.

Como resultado, nos tira a persistência, o empenho em realizar, levando aos resultados negativos e até mesmo a desistimos no meio do caminho.

O valor da persistência

Que possamos repensar no valor da persistência em nossa vida e o quanto temos deixado de lado coisas importantes por abandonarmos nossos planos e sonhos no meio do caminho.

Um abraço fraterno,

Elaine Ribeiro, psicóloga

instagram @elaineribeiro_psicologa

Elaine Ribeiro dos Santos