Sem disciplina não há santidade

Sem disciplina não há santidade. A vocação à santidade, à qual todos nós católicos, sem exceção, somos chamados, é um dom, uma graça. Deus nos chama a ser grandes santos. Mas por que tão poucos conseguem chegar lá?

Sem disciplina não há santidade

Créditos: NoonVirachada / GettyImagens

Como o profeta, também sentimos medo ao longo do caminho 

Talvez nenhum profeta tenha sofrido tanto como Jeremias. Dotado de um caráter tímido e manso, com certa inclinação para a vida tranquila, sentiu medo da missão de transmitir a Palavra de Deus a um povo obstinado e rebelde. 

Se pararmos para pensar, vemos que não é diferente conosco nos dias de hoje. No entanto, o profeta de ânimo extremamente sensível estava exacerbado pelo confronto permanente e pelas lutas de contínuas perseguições que tinha que sofrer da parte do seu povo, enquanto o procurava salvar a todo custo. 

A força do chamado divino foi mais forte, e o profeta enfrentou uma vida cheia de riscos e combates intermináveis porque estava imbuído de fé e confiança em Deus.  Aqui está o segredo: precisamos estar cheios da presença de Deus.  

Sem disciplina não há santidade

Como batizados, somos enviados a evangelizar com intrepidez e na força do Espírito Santo. Para um testemunho autêntico, o discípulo também precisa fazer um bom uso do seu tempo priorizando uma vida de oração e encontro pessoal com Deus. Sem disciplina não há verdadeira conversão, não há santidade. 

A intimidade com Deus é nossa prioridade, tudo o mais vem em acréscimo. Movidos pela fé, num desejo incessante de Céu, sigamos ao encontro do Senhor, pedindo que Ele ordene nossa vida, de modo particular nossa casa interior, e somente assim nosso coração arderá de amor por Jesus.  

Comece hoje, comece por dentro, no mais íntimo, deseje ardentemente ser uma pessoa disciplinada. Com paciência, recomece sua vida com Deus, tendo como impulso o que disse Dom Gambino: “Sem disciplina não há santidade”.  

Aprenda a dominar seu próprio coração. A desordem interior nos impede de vivenciar os tesouros do céu. “Mais vale a paciência que o heroísmo, mais vale quem domina o coração do que aquele que conquista uma cidade.” (Pv 16,32)

Maria Rosangela Pereira
Comunidade Canção Nova    

Maria Rosangela Pereira