A perseverança no cotidiano

A perseverança no cotidiano é como aquele impulso e constância que necessitamos ter ou mesmo desenvolver até mesmo nas situações mais adversas, mais difíceis. Gosto muito de, ao falar de um tema, ter a característica daquela palavra que nos dá inspiração. Nesta e nas próximas quartas-feiras, falaremos sobre perseverança.

A perseverança no quotidiano

Créditos: DmitriiSimakov / GettyImagens

A perseverança no cotidiano se dá especialmente naquilo que mais nos agrada

Em seu conceito, persistência é a qualidade de quem não desiste jamais, de quem não desiste de uma coisa específica, daquele que aplica a constância e busca conseguir aquilo que sonhou, que idealizou, que tem como meta ou necessidade. A palavra perseverança deriva do latim perseverantia,ae, com o sentido de constância, prolongamento e persistência.

A perseverança no cotidiano se dá especialmente naquilo que mais nos agrada. Como isso, muitas vezes, acabamos persistindo naquilo que é prazeroso ou que tem um sentido imediato para nós.  Isso explica por que tantas vezes temos dificuldade em dar passos, em continuar no que nos é necessário, mesmo quando não é tão agradável assim. 

A etimologia, ou seja, a origem da palavra perseverança, deriva do latim perseverantia,ae, com o sentido de constância, prolongamento e persistência. 

Em quais campos de sua vida você tem necessitado dar constância, persistência e prolongamento? Será naquele cuidado com a alimentação, que, quando em falta, desemboca diretamente na saúde? Será na vida de oração e na espiritualidade, que, como lhe exige, faz com que você facilmente a deixe de lado? Será que sua falta de persistência é naquele diálogo difícil em casa, que, para se prevenir, você deixa de lado? 

Um primeiro passo é pararmos e olharmos para aquilo que temos que perseverar e, eventualmente, temos deixado de lado. Isso tem acontecido com você? 

A perseverança no cotidiano

A satisfação de uma pessoa que persevera numa trilha para chegar no topo da montanha tem ligação direta com a alegria de avistar, do alto da montanha, a beleza da paisagem. Claro que, no meio do caminho, ela passa por adversidade, e eu e você sabemos que nunca são poucas. Mesmo assim, empenha sua energia no fim do percurso. Assim também é nossa vida, cheia de percalços e situações complicadas que nos fazem, muitas vezes, querer desistir, mas nos convida a preenchê-la de sentido. 

“Pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos.” (Hb 10,36)

Um abraço fraterno!  

Elaine Ribeiro, psicóloga
Instagram @elaineribeiro_psicologa 

 

Elaine Ribeiro dos Santos