Seja alegre, faça o bem e deixe que falem

Seja alegre, faça o bem e deixe que falem (Dom Bosco). Eis um projeto de vida interessante para quem quer começar algo novo. Sonhar o sonho de Deus, colaborar com a Sua bondade sem se preocupar com o que os outros dizem a respeito, isso é algo muito positivo. De fato, não somos fazedores de coisas nem transformadores de almas. Quem faz é Deus, quem transforma é Ele.

Seja alegre, faça o bem e deixe que falem

Créditos: Ladida / GettyImagens

A cada um de nós, basta ser instrumento onde Ele quer, como Ele quer, quando Ele quer. No crédito ou no descrédito das pessoas, quando nos atribuírem boa fama ou má fama, quando queridos ou indesejados, quando aceitos ou rejeitados. Ser de Deus comporta não se atribuir uma importância maior do que o que realmente somos. E já somos muita coisa! Somos filhos e filhas do Deus altíssimo em Cristo Jesus! Vaidade e orgulho só destroem a nossa essência.

Estejamos atentos à vontade de Deus para fazer dela a nossa vontade

Mas se Deus quer que façamos algo, e isso é uma belíssima graça, se Ele quer a nossa colaboração – o quão belo é participar do projeto de Deus destinado a cada um de nós! –, o importante é que estejamos atentos à vontade d’Ele e façamos dela a nossa vontade. E Ele falará ao nosso coração: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’ (Mt 25,21).

Também é um orgulho não se deixar ser instrumento de Deus quando Ele quer e como Ele quer. Se Ele dá um talento ou vários talentos e quer que os usemos. Como nos diz São João Bosco: “Seja alegre, faça o bem e deixe que falem” Não podemos, em nome de uma falsa humildade, que é uma mentira e um orgulho, ou por conta do medo da exposição e da maledicência, deixar de fazer o que Ele pede.

Como nos diz Monsenhor Jonas Abib: “Sempre e em tudo o nosso melhor deve ser usado para levar o Reino de Deus às pessoas. Façamos isso com a inteligência e com os dotes que temos, com nossa criatividade e voz, servindo-nos dos estudos que fizemos e da experiência já adquirida. Devemos usar tudo isso para o Senhor”.

E em tudo servir a Deus e aos irmãos numa atitude de escuta, de humildade, de obediência e prontidão. A fama, a honra, o sossego não importam quando o assunto é a vontade de Deus e a salvação das almas.

Seja alegre, faça o bem e deixe que falem

É válido, ainda hoje, o ensinamento de Dom Bosco: “Seja alegre, faça o bem e deixe que falem”. Portanto, reze, pergunte ao Senhor, faça os cálculos do tanto de bem que você pode fazer. Saiba que isso realmente traz realização e felicidade.

Ensina-nos, Senhor, a usar os talentos que o Senhor nos dá com prontidão e humildade! Amém!

Tarciana Matos Barreto
Comunidade Canção Nova 

Tarciana Matos